Jornal do Brasil

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Economia - Balcão de Emprego

Pós-doutorado em Química com Bolsa da Fapesp

Fapesp

O Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Química com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição encerra em 13 de janeiro.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático 'Estudos sobre o uso do bioetanol em células a combustível tipo PEMFC e SOFC' e terá início em 2017.

O candidato selecionado integrará a investigação na produção de hidrogênio pelo processo de reforma a vapor, sendo desejável experiência na preparação e caracterização de catalisadores e na realização de testes catalíticos.

Na preparação de catalisadores é desejável experiência na síntese de nanopartículas metálicas e de catalisadores suportados. Na caracterização de catalisadores espera-se habilidade no uso de diferentes técnicas, como espectroscopia por energia dispersiva de raios X (EDX), difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de transmissão (TEM), medidas de área metálica e dispersão (quimissorção), área específica (BET) e espectroscopia na região do infravermelho (IV).

Também é desejável conhecimento em técnicas espectroscópicas de absorção de raios X como XPS, EXAFS e XANES, com experiência em projetos em fontes de luz síncrotron. Habilidade na operação de estações de testes catalíticos e cromatografia em fase gás (CG) é de fundamental importância.

Os interessados devem enviar curriculum vitae no formato Lattes (lattes.cnpq.br), com link de citações do perfil do candidato na base Researcher ID (researcherid.com); uma carta de motivação em inglês (máximo de 2 páginas), demonstrando a experiência na área e destacando a aderência ao perfil desejado; e duas cartas de recomendação, enviadas diretamente do e-mail das pessoas escolhidas como referência (preferencialmente ex orientadores e supervisores), para o endereço de e-mail egp01@ipen.br, com assunto 'Post-doc Ethanol - Nome do Candidato'.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1363/.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Tags: hidrogênio, inscrições, investigação, ipen, lattes, oportunidade

Compartilhe: