ASSINE
search button

Pós-Doutorado em Planejamento de Transportes com Bolsa da Fapesp

Compartilhar

O Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Planejamento de Transportes com bolsa da Fapesp.

O prazo de inscrição encerra em 15 de janeiro.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "DEPICT: Desenho e Implantação de Políticas para incentivo a viagens não motorizadas", desenvolvido pelo Grupo de Planejamento de Transportes, sob a supervisão de Antônio Nélson Rodrigues da Silva.

Trata-se de um projeto de pesquisa internacional, em colaboração com pesquisadores das universidades de Utrecht, São Paulo e Oxford. O projeto de pesquisa do grupo brasileiro envolve a análise das estratégias de planejamento adotadas nas cidades de São Carlos e São Paulo (SP), Groningen, Amsterdam e Houten (Holanda) e Londres (Inglaterra), no que se refere ao lado "hardware" (ciclovias, paraciclos) e "software" (políticas, práticas e apoio governamental), identificando formas bem-sucedidas para estimular o uso da bicicleta. Mais especificamente, o projeto tentará medir em São Paulo a exposição ao ruído e níveis de estresse de ciclistas e investigar o papel da perspectiva do usuário nas estratégias de planejamento adotadas pelos municípios estudados.

O bolsista será responsável pela revisão bibliográfica, coleta e análise de dados para as atividades principais da pesquisa. A investigação acerca das estratégias de planejamento será realizada com base em observação e consulta às prefeituras e outros grupos envolvidos no planejamento da mobilidade dos municípios. Entrevistas estruturadas e/ou grupos focais serão agendados com as partes interessadas. Um sensor móvel, espacialmente referenciado, será usado para medir a exposição ao ruído. Os níveis de estresse de ciclistas serão medidos por sensores que identificam funções corporais como indicadores de estresse.

Adicionalmente, o bolsista será responsável pela preparação de workshops para garantir o envolvimento das partes interessadas e aumentar a disseminação da pesquisa.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em engenharia de transportes, engenharia civil, engenharia urbana, planejamento urbano/regional, geografia ou áreas afins e possuir preferencialmente experiência com pesquisas relacionadas a modos de transporte não motorizados.

Os interessados deverão encaminhar, em um único arquivo de PDF, duas cartas de recomendação, uma carta de interesse, currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas, para Antônio Nélson Rodrigues da Silva ([email protected]). Questionamentos podem ser direcionados para o mesmo endereço eletrônico ou para Gustavo Garcia Manzato ([email protected]).

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1324/.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.