ASSINE
search button

Programa promove intercâmbio entre jovens americanos e brasileiros moradores de periferias

Iniciativa da ONG Cedaps é voltada ao desenvolvimento profissional e pessoal

Compartilhar

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação profissional de jovens moradores de favelas e periferias nas áreas de construção civil, elétrica e telecomunicações. Originalmente concebida pela organização americana Youthbuild e implementada no Brasil desde 2009 pelo Cedaps – Centro de Promoção da Saúde, o Programa reunirá pela primeira vez no Rio de Janeiro jovens americanos e brasileiros para um intercâmbio voltado para a troca de ideias, aprendizagens, liderança e meios de vida que impactem na inserção no mercado de trabalho e no crescimento pessoal.

Batizado de Intercâmbio YouthBuild – Boston e Rio de Janeiro o intercâmbio terá uma agenda extensa: ao longo de 12 dias os americanos conhecerão como funciona o Programa Jovens Construtores no Brasil e participarão de atividades juntamente com os brasileiros, que incluem visitas às comunidades para bate-papo em formato de rodas de conversas, a realização de ativos comunitários, coleta seletiva, plantio de mudas, entre outras ações. A programação inclui também a visita a diversos pontos turísticos no Rio de Janeiro.

Os aprendizes americanos têm uma grande expectativa com o intercâmbio, pois reconhecem que essa é uma rara oportunidade para conhecer novas culturas e entender como os jovens brasileiros lidam com questões como empregabilidade e empoderamento, em cenários muitos vezes desfavoráveis ao desenvolvimento pessoal.

Esse é o caso de Curtis Paul Coker-Johnson, de 23 anos, um dos americanos participantes do intercâmbio. O jovem espera aprender como as comunidades do Rio superam os obstáculos e deseja levar esse aprendizado até sua comunidade, em Malden, MA. Outro participante é Jason Martinez, de 19 anos, que após se destacar no programa de Pré-Aprendiz YouthBuild Boston, hoje é porta-voz e embaixador do Programa. Para ele, a visita aos colegas brasileiros será uma oportunidade de vida, de conhecer uma realidade diferente da sua.

“O Intercâmbio será uma grande oportunidade de gerar espaços de escuta, diálogo e reflexão sobre as diferentes realidades, as múltiplas vivências afetivas e culturais dos jovens. Uma oportunidade que certamente trará novas perspectivas de vida no presente e no futuro, ampliando os repertórios e  as possibilidades para que cada jovem (e também profissional) modifique suas vidas e suas comunidades com energia renovada e visão ampliada para estar presente e atuar no mundo" explica Kátia Edmundo, diretora executiva do Cedaps.

O Intercâmbio YouthBuild – Boston e Rio de Janeiro é uma estratégia de desenvolvimento promovida pelas organizações Cedaps (Brasil) em parceria com o YB International (EUA) e financiado pela Fish Family Foundation (EUA).