ASSINE
search button

Carnaval de Salvador terá mais de 100 atrações gratuitas

Compartilhar

O carnaval de Salvador terá mais de 100 atrações gratuitas em seis dias de festa. A programação do chamado Carnaval Pipoca, em que os foliões não precisam pagar por blocos ou camarotes, foi apresentada nesta terça-feira (14) pelo governador da Bahia, Rui Costa, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

“A nossa prioridade continua sendo o carnaval de rua, o carnaval sem cordas e, por isso o governo do estado mantém seu apoio não somente aos blocos tradicionais – como os blocos afro – e uma ajuda articulada de empresas privadas para viabilizar a saída desses blocos, priorizando o folião que não pode pagar”, disse Costa.

A folia soteropolitana possui, normalmente, atrações levadas pelos governos municipal e estadual, nos principais circuitos de carnaval da cidade: Dodô, na Barra; Osmar, no bairro Campo Grande; e Batatinha, no Pelourinho. Este último concentra a programação mais ligada às tradições, patrocinada pelo governo do estado.

O conhecido “Pelô”, um dos principais pontos turísticos de Salvador e parte do Centro histórico da capital baiana, é palco dos desfiles dos blocos de matriz africana, como o Olodum e o Filhos de Gandhy. Com financiamento do estado, definido em edital, o Carnaval Ouro Negro terá desfile de 91 entidades e dez projetos com microtrios, todos ligados a blocos culturais e projetos sociais.

Em homenagem aos 50 anos do Tropicalismo – movimento cultural baiano encabeçado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, na década de 1960 –  o Pelourinho terá decoração inspirada nas cores do movimento para receber artistas consagrados. O destaque será a apresentação do cantor Gilberto Gil, na sexta-feira (24).

“Nenhum outro movimento ressaltou tanto a importância do carnaval como a Tropicália. O Tropicalismo em si já é um movimento que misturava todas as contradições e todas as vertentes com a cultura brasileira, ou seja, um verdadeiro carnaval cultural”, disse o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.

Além do Pelourinho, os outros dois principais circuitos – Dodô e Osmar – recebem os trios elétricos em meio aos camarotes montados às margens das avenidas. Entre as atrações mais conhecidas, confirmadas nesta terça-feira pelo governador, estão Ivete Sangalo, Anitta, Luiz Caldas, Claudia Leitte, Baby do Brasil, Leo Santana e Saulo.

Campanha Respeite as Minas

Outro destaque no carnaval organizado pelo governo da Bahia será o trio Respeite as Minas, cujo nome se refere à campanha encabeçada pela Secretaria de Política Para as Mulheres da Bahia, que intensificará o combate à violência contra a mulher durante os dias de carnaval.

O trio será puxado pelas cantoras Larissa Luz, Márcia Castro e Mc Carol. Além disso, a secretaria vai distribuir 400 mil panfletos bilíngues para informar os foliões sobre a respeito da campanha e orientar as mulheres sobre denúncias de eventuais ocorrências.

Segundo Rui Costa, o carnaval do estado terá financiamento dos cofres estaduais e também de empresas que pagarão, em alguns casos, 100% dos cachês de artistas que se apresentarão de graça para a população. “O governo banca aquelas atrações tradicionais, como os blocos de trio, os artistas históricos e consagrados. Mas os artistas tratados como mais famosos, esses são bancados pela iniciativa privada, a exemplo do Banco do Brasil, de cervejarias, entre outros.”

A programação do carnaval gratuito de Salvador está disponível no site www.carnaval.bahia.com.br. A festa soteropolitana terá início, oficialmente, no dia 22 de fevereiro, na Praça Municipal, onde haverá um baile de máscaras, apresentações de artistas locais e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo.

Após o anúncio desta terça-feira, o cantor Saulo se apresentou para milhares de convidados na Concha Acústica, entre eles estudantes da rede pública estadual de ensino.