ASSINE
search button

Número de 'florestas virgens' cai mais de 7% em 13 anos

Ao menos 19 países perderão toda sua área intacta em 60 anos

Compartilhar

A área intacta da paisagem florestal mundial, sem nenhum indício de atividade humana, caiu 7,2% entre 2000 e 2013, segundo um estudo publicado pela revista científica "Science Advances".    

Liderada pelo professor de geografia da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, Peter Potapov, a pesquisa utilizou imagens de satélites do Google Earth e dados do governo para monitorar as mudanças durante os anos.    

De acordo com os especialistas, nos 13 anos foram perdidos 919 mil quilômetros quadrados de terrenos formados por mosaicos de ecossistemas florestais e de árvores de forma natural.    

O estudo informou que as regiões tropicais foram responsáveis por 60% da redução total da área "virgem", enquanto 21% dessa perda foram causadas nas regiões boreais, e 19% no norte das florestas de Eurasia e da América do Norte.    

Mais da metade da redução desta paisagem intacta está concentrada em apenas três países: Rússia, Brasil e Canadá, que tiveram perdas de 179 mil Km²; 157 mil Km²; e 142 mil Km² respectivamente.   

A América Latina foi a responsável por mais de um terço dessa perda, o que faz dela a líder entre os continentes que mais desmataram florestas. Entre 2000 e 2013, o Paraguai destruiu 80% desse tipo de vegetação, seguido do Brasil, que ocupa o segundo lugar no ranking de desmatamento mundial.    

Entre as principais causas desse fenômeno estão a extração de madeira (37%); a expansão agrícola (27%); e a propagação dos incêndios florestais devido a construção de infraestrutura (21%).    

Além disso, há a fragmentação para rotas minerais, de extração de petróleo, gasodutos e linhas elétricas, e a expansão da rede de estradas.    

Entre 2011 e 2013, a taxa de redução de áreas florestais intactas triplicou em comparação a década anterior. No entanto, as zonas conhecidas como "áreas protegidas" sofreram uma diminuição "significativamente menor".    

Segundo o estudo, as paisagens florestais virgens são importantes por estabilizarem o armazenamento de carbono terrestre e a biodiversidade, além de proporcionar habitat natural para animais.    

Entretanto, os pesquisadores alertaram que se este número continuar a reduzir na mesma proporção, ao menos 19 países perderão toda sua área de floresta virgem nos próximos 60 anos.