ASSINE
search button

269 trabalhadores são afastados por dia devido a problemas de saúde

Especialista em medicina do trabalho explica a importância da boa postura

Compartilhar

A ergonomia faz parte da Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho, NR-17 e trata de um conjunto de técnicas que proporcionam bem-estar ao colaborador durante sua atividade laboral e não é exagero dizer que a ergonomia pode salvar vidas. Afinal é ela que determina a postura correta para a realização de cada atividade, defende os momentos de pausa e reforça a importância da quantidade máxima de horas ideal para o trabalho.

Estudo da Universidade do Sul da Dinamarca comprovou que ficar mais de 4 horas sentado aumenta o risco de adquirir doenças, como estresse e problemas cardiovasculares. A má postura também é uma das principais causas de um dos males do Século 21: a dor nas costas. 

De acordo com a Dra. Marianne Sobral, médica do trabalho da Aclimed, clínica especializada em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, é importante o cuidado da empresa em relação à saúde dos colaboradores e a ergonomia é uma dessas formas. “Hoje, 8 em cada 10 pessoas convivem com dor nas costas. Um levantamento feito pela Previdência Social apontou que só no primeiro trimestre de 2016 foram mais de 24 mil afastamentos, em média, 269 trabalhadores afastados por dia”, destaca a Dra. Marianne.

A correta implantação das ações de ergonomia, seguindo à risca as normas da NR 17, reduz a quantidade de acidentes de trabalho, evita gastos com afastamentos seja por LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou outras doenças, além de diminuir os custos com a assistência médica. “Fazer a análise adequada da empresa, identificando as melhorias ou adaptações que devem ser feitas é um dos primeiros passos para manter o quadro de saúde dos empregados em dia, contribuindo para eles se sentirem menos cansados e se tornarem mais engajados e motivados, além de a conquistarem suas metas profissionais e pessoais”, finaliza a Dra. Marianne.