ASSINE
search button

Pets podem ter Registro de Guarda feito em Cartório

Documento pode ser usado para auxiliar a busca de um animal em caso de perda ou fuga

Compartilhar

Os cartórios de títulos e documentos do Brasil lançaram uma campanha nacional para emissão do 'Identipet', trata-se de um registro de declaração de guarda de animais domésticos, no qual consta todas as informações sobre o animal, bem como a sua foto, além dos dados do seu guardião.

O documento serve para comprovar a identidade do Pet e de seu protetor e pode ser usado para auxiliar a busca de um animal em caso de perda ou fuga, para facilitar o transporte em viagens e, ainda, ajudar em disputas por guarda.

A Registradora Sônia Andrade, do 6º Ofício de Registro de Títulos e Documentos, colaborou com a idealização do projeto e já o colocou em prática: “Eu pensei em elaborar um documento especial, que tivesse foto, o nome do animal e até o número de chip, se ele tiver, e os dados dos seu guardador. Essa prática trará muitos benefícios, auxiliando pessoas que querem proteger seus pets em caso de se perderem ou em demais situações que precise comprovar quem é o seu protetor. Mas não é só isso, vai mais além, pois é uma questão de saúde pública na qual essa medida pode reduzir o elevado número de animais perdidos que chegam a adoecer ou sofrer maus tratos. Segundo últimos dados coletado pelo IBGE em 2013, são 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos que vivem em lares brasileiros”, disse Sonia.

O documento está disponível também no site www.6rtdrj.com.br, pode ser preenchido pelo guardião do animal e levado ao cartório para registro. Além de preservar o animal, o documento representa uma ação de política voltada para defesa dos animais com dados públicos. Para aqueles que gostam ou que lutam pelos direitos dos animais, representa um passo importante para o acolhimento e para a proteção.

Serviço: Identipet

6°Ofício|Registro de Títulos e Documentos - Rua do Carmo, 57 - 3º andar - Centro - RJ

Mais informações: www.6rtdrj.com.br