ASSINE
search button

MIS participa do Festival da Matemática em Botafogo

Evento, que acontece de 27 a 30 de abril, reunirá imagem, música e matemática

Compartilhar

Já imaginou unir matemática, imagem e som? Foi pensando nisso que o MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro aceitou o desafio do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) para participar do Festival da Matemática, que acontece de 27 a 30 de abril, em Botafogo.

O evento, que é gratuito e voltado para o grande público, tem atrações para todas as idades e vem recheado de atividades lúdicas, como palestras, exposições, filmes e jogos eletrônicos. Para participar, basta se inscrever no site: www.festivaldamatematica.org.br

Abrindo os trabalhos, no dia 27, os musicólogos do MIS Alexandre Loureiro e Pedro Paulo Júnior ministram a oficina 'Matemática e ritmo: tempo e compasso na música', voltada para crianças a partir dos 12 anos e adultos. A atividade irá mostrar algumas relações da matemática com a representação gráfica da música, desde o histórico da notação musical tradicional no Ocidente, até a parte prática, em que serão experimentados jogos rítmicos usando outros tipos de notação gráfica, como figuras geométricas, hexagramas do I Ching, entre outras.

Já em 'Corpo e ritmo: a matemática intuitiva', ministrada por Pedro Dias, responsável pelo setor sonoro do MIS, será introduzido o Método Passo, em que o corpo é o ponto de partida para o desenvolvimento das noções de pulso, da formação dos tempos musicais e suas divisões. Crianças a partir de 10 anos já podem participar.

Outras oficinas se destacam ao longo do evento. Entre elas, 'A matemática no processo de composição musical', 'Matemática e ritmo: tempo e compasso na música' e 'A matemática na representação gráfica da música', todas ministradas pela equipe do MIS e voltadas para o estudo do ritmo e para auxílio no desenvolvimento da percepção musical.

 O MIS também estará presente no evento, através da exposição '+ Copacabana: a matemática do chão ao museu'. A mostra exibirá como a matemática pode estar presente em tudo que alcança o olhar humano, inclusive debaixo de nossos pés. Para contar essa história, o acervo iconográfico do MIS será usado, através de imagens do bairro, que retratam a relação da matemática com as ondas do famoso calçadão. Estarão presentes a inspiração portuguesa, a década de 70, o projeto paisagístico de Burle Marx até os dias atuais, com a construção da nova sede do museu, na Avenida Atlântica. Todo esse acervo expográfico faz parte das três coleções mais históricas da instituição: Augusto Malta, Guilherme Santos e Coleção MIS.

Serviço: MIS participa do Festival da Matemática

Data: 27 a 30 de abril, das 9 às 18 horas

Local: Escola Eleva - Rua General Severiano 159, em Botafogo

Inscrições e programação completa: www.festivaldamatematica.org.br

Entrada franca