ASSINE
search button

Mais de 509 mil pessoas tomaram vacina contra a gripe em São Paulo

Compartilhar

Em duas semanas, a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) no município de São Paulo imunizou 509 mil pessoas – 20% do público-alvo. A campanha, que teve início no último dia 17, prevê a imunização de trabalhadores da área da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos e indígenas.

A partir da próxima terça-feira (2), serão incluídos no público-alvo pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Na semana seguinte, a partir do dia 8 de maio, será a vez dos professores das escolas públicas e privadas.

A partir de 15 de maio, poderão tomar a vacina a população de presídios e cadeias, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa. Neste ano, a campanha ocorrerá até 26 de maio.

“O objetivo da campanha é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público-alvo. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Paulo, Cristina Shimabukuro.

A vacina não causa gripe, em sua composição existem apenas partículas de vírus “mortos”. Uma pequena parcela das pessoas vacinadas pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar por até dois dias após a aplicação.

A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer outro componente da vacina. Em São Paulo, a vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 7h às 19h. A relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site da prefeitura.