ASSINE
search button

Assista: Lobo marinho atrai curiosos à praia de Itaipuaçu, em Maricá

Compartilhar

Um lobo marinho da espécie subantártico (Arctocephalus tropicalis) virou atração na orla de Itaipuaçu nesta terça-feira (7). Segundo veterinários do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA) da Uerj, trata-se de um macho sub-adulto com cerca de 1,30 metro de comprimento e peso aproximado de 50 kg. Sua ocorrência mais comum é nas águas mais ao sul dos oceanos Pacífico e Atlântico e também em partes do Oceano Índico.

De acordo com moradores, o mamífero chegou à praia já nas primeiras horas da manhã e, de imediato, atraiu muitos curiosos ao trecho em frente à Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um). Uma equipe do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal cuidou da segurança da área, que foi isolada pela equipe do Programa de Monitoramento de Praias da Petrobras.

No ano passado, outro animal da mesma espécie já havia sido encontrado perto dali, no local conhecido como enseada do Bananal, entre o Recanto de Itaipuaçu e a Itacoatiara, em Niterói. “Há registros também desse mamífero encontrado até no Ceará, mas é algo bem raro. O que ocorre é que esses machos jovens ainda não disputam território com outros e, por isso, viajam bastante pelos oceanos. Certamente esse parou aqui para descansar depois de muitos dias nadando e pode ficar aqui por um bom tempo. Enquanto ele estiver aqui iremos monitorá-lo”, afirmou a veterinária do MAQUA, Joana Ikeda.

Durante todo o dia, o movimento de curiosos foi grande naquele trecho da orla e alguns tiveram de ser impedidos de se aproximar muito do lobo marinho. Muitos fizeram questão de registrar o animal na areia através de fotos. “Nunca vi um bicho desses na vida, parece um cachorro, mas é bonito de ver”, disse o entregador de gás Daniel Pereira, de 36 anos. Havia também quem já estava acostumado a ver outras espécies na beira da praia, como a dona de casa Rosinha Abreu, de 63 anos. “Sou nascida e criada aqui e já vi golfinho, baleia, pinguim, já teve de tudo aqui. Mas eu acho lindo, sempre gosto de ver”, afirmou.

(Prefeitura de Maricá)