ASSINE
search button

A hora do Andrade

Compartilhar

O PT terá que dar cavalo de pau em um transatlântico. A decisão da Justiça de julgar hoje se Lula tem direito ou não de participar do horário eleitoral gratuito aumentou o consumo de Rivotril entre os lulistas. O partido sempre soube que em algum momento a candidatura de Lula seria barrada, mas contava com a presença dele na TV pelo menos até 17 de setembro. Nada no horizonte indica que isso será possível. Outro problema é que, por mais improvável que fosse, a campanha “Lula Livre” até que surtiu algum efeito. Animou a militância que andava esmorecida e ainda conseguiu dar mais musculatura às intenções de voto no candidato que só fez crescer nas pesquisas. Sem Lula na parada como vai se comportar a rapaziada? Petistas de alto coturno acreditam que o eleitorado do partido não é formado apenas por plantadores de inhame do interior do Maranhão, e que a ascensão das redes sociais tornará mais rápida a comunicação de que Lula agora é Andrade. Nem todos, porém, andam muito otimistas. Se a transferência de votos se dará no volume e tempo que o PT precisa só o tempo dirá.

Paciência, Taís

O Ministério da Cultura encontrou uma maneira high tech de esclarecer a população sobre a famosa Lei Rouanet, aquela sobre a qual um monte de gente palpita sem ter ideia do que é. Lançará em setembro o robô Taís (o nome vem de Tecnologia de Aprendizado Interativo do SALIC), um assistente virtual que vai funcionar no site da Lei Rouanet conversando com os usuários e tirando dúvidas.

Renovação

Presidente da Confederação Nacional do Comércio, o engenheiro e empresário Antonio Oliveira Santos marcou para o dia 27 de setembro as eleições para escolha de sucessor. Pode não parece à primeira vista, mas é uma notícia e tanto. Aos 91 anos, dr Antônio ocupa o cargo desde....1980!

Mortes ao volante

O Código de Trânsito Brasileiro está completando 20 anos e seu saldo não é animador. Neste período morreram 500 mil pessoas e o número de feridos ultrapassou a marca de 1 milhão. Os números foram apresentados ontem em São Paulo durante o I Encontro de Entidades do Sistema Nacional de Trânsito, realizado pela ANTP. Os custos econômicos dos acidentes em 2017 foram de 130 bilhões de reais. Corresponde ao orçamento anual do Ministério da Saúde. Em 20 anos, dá quase 1 trilhão de reais. O trânsito mata mais que a violência que a imprensa mostra nos noticiários. A cada dois anos morrem mais brasileiros no trânsito que o número total de baixas americanas na Guerra do Vietnã.

O poço do visconde

Lindberg Farias postou ontem em suas redes que “é clara a tentativa de criar uma guerra entre as militâncias do PT e do PSOL”. Ele deve andar atarantado. Quem de fato está PT da vida com ele é o PSOL, que não gostou nadica do anúncio da “união” entre ele e Chico Alencar. É que, embora Lindberg tenha esquecido, Chico já tem uma companheira de chapa. É Marta Barçante, que disputará a vaga do Senado pelo PCB e ainda por cima é a querida mamãe do vereador Renato Cinco, um dos puxadores de legenda do PSOL. Misoginia é isso aí.

Viva Fidel!

Muita gente saiu dizendo pela internet que não compraria mais nas Lojas Americanas após o episódio das camisetas anti-Lula. Prontamente os fidelissimos robôs do Bolsonaro começaram a espalhar: “Lojas Americanas não são para a esquerda. Vão comprar nas Lojas Cubanas!”. Parte da galera até se animou, mas parece que esqueceram de deixar o link.

--------

LANCE LIVRE

A exposição “Bossa 60, passo a compasso” funcionará amanhã em horário excepcional no Espaço Cultural BNDES. A sessão comemorativa dos 30 anos do curta “Rio de memórias” será hoje no Instituto Moreira Salles.

Tags:

cidade