ASSINE
search button

A Rocinha é contra o fechamento da Biblioteca Parque

Compartilhar

Em meio à crise política originada pela má gestão e corrupção, os que mais precisam, continuam pagando a conta. A última notícia é que depois dos gastos com joias, roupas, lanchas e viagens luxuosas, além das isenções milionárias, os moradores da Rocinha é que vão pagar a conta do governo. Sim. É verdade, podem acreditar. 

A Biblioteca Parque C4 da Rocinha, um equipamento cultural solicitado durante muitos anos por moradores e lideranças culturais e que foi inaugurado em 2012 está com os das contado. Existe um atraso no repasse estadual ao IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), responsável por administrar algumas unidades da biblioteca parque.  Infelizmente, das poucas opções de espaços culturais na Rocinha, a biblioteca tem sido um espaço fundamental para estimular a leitura, a cultura e a arte. Além de ser um espaço para leitura, o C4  dispõe de sala computadores para realização de pesquisas e cursos, salas de estudo, teatros para apresentações e ensaios de grupos locais, equipamentos multimídias, oficinas, entre outras diversas opções culturais. 

No último dia 3, um grupo de crianças protestou contra o fechamento em frente a unidade e demostrou a força da comunidade contra o fechamento da biblioteca. Com cartazes as crianças protestavam: “Não fechem a biblioteca C4 porque ela faz parte das nossas vidas”, “Vão fechar um lugar onde acolhe muitas crianças, onde tem cultura e esporte. 

Atenção Governador, este espaço é uma conquista da Rocinha e foi possibilitado com recursos do PAC, não permita esse fechamento. Cada espaço desse que se fecha representa o fim da esperança e sonho de muitas crianças e jovens. 

Não fechem a biblioteca da Rocinha!

#NãoFechaC4 #AC4ÉNossa#BibliotecasParque

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenhoindustrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade