ASSINE
search button

Rocinha sem luz e sem água 

Compartilhar

A localidade da Macega na Rocinha é conhecida como a área com maiores problemas habitacionais, onde moram diversas famílias de baixa renda. Fica na parte alta da comunidade, um local de onde se tem uma vista privilegiada do bairro nobre de São Conrado, vizinho à Rocinha, revelando ainda mais a desigualdade social no Rio de Janeiro.

Além de todos problemas e dificuldades enfrentados pelos moradores, a luz fornecida pela Light tem agravado as condições de vida dos moradores. O fato é que a Light está deixando toda a região sem luz. Os moradores afirmam que a companhia de energia se nega a realizar os reparos já que as casas não têm relógios de luz, algo nunca instalado. Além da falta de energia, a água é outro velho problema, por falta de atendimento da Cedae.

A moradora Roberia, que mora na Macega há 20 anos, nos conta que sempre houve problemas com falta de energia, mas que nos últimos anos a situação piorou. Moradores se queixam do calor e do desperdício de alimentos que estão estragando sem refrigeração:

"Meu nome é Roberia e moro na Macega há 20 anos. Sempre tem essa falta de luz, mas ultimamente está horrível. Nove dias hoje sem luz. Liguei pra Light e a atendente falou que não podia me ajudar porque não pagamos luz. Mas nós não pagamos porque a Light informa que nessa área não está previsto a cobertura da Light. O Brasil em crise e nós temos que jogar comida fora. Não tivemos Ano Novo, estamos jogados lá em cima, iguais uns bichos. Ninguém ajuda. Comi comida estragada, parei no UPA. Já não tem água e agora sem luz. A Cedae nos trata com desrespeito, liga a água uma vez por semana. Preciso de ajuda, nossa situação está horrível..."

Roberia Santos, moradora.

Atenção, presidente Michel Temer, governador Luiz Fernando Pezão, prefeito Marcelo Crivella, Ana Marta Horta Veloso (presidente Light), Jorge Luiz Ferreira Briard (Presidente Cedae). Convocamos todos vocês a apresentar uma solução a esses moradores. 

Que cidade maravilhosa é essa? 

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade