ASSINE
search button

Lojas na Champs-Élysées são saqueadas em comemoração pela Copa em Paris

Compartilhar

Cerca de 30 jovens quebraram e saquearam neste domingo à noite a Drugstore Publicis, um complexo comercial na avenida Champs-Élysées, em Paris, onde milhares de pessoas festejam a vitória da França na final da Copa do Mundo.

Os jovens, alguns encapuzados, invadiram a loja da famosa avenida parisiense e, em seguida, saíram com garrafas de vinho e champanhe debaixo do braço, rindo e gravando-se nos celulares.

Depois de 15 a 20 minutos, foram dispersados do lado da avenida Marceau por fortes doses de gás lacrimogêneo lançadas pela polícia. Os agentes se colocaram na entrada do estabelecimento.

>> Lojas na Champs-Élysées são saqueadas em comemoração pela Copa em Paris

Pouco depois, porém, outros 20 jovens entraram na Drugstore pelo lado da Champs-Elysées, provocando uma nova ofensiva de gás lacrimogêneo.

Não muito longe, um torcedor dos Bleus repetia, aos prantos, "isso não é a festa, isso não é a festa".

Cerca de 4.000 policiais e gendarmes foram mobilizados em Paris para a final, e um longo perímetro foi estabelecido, proibindo a circulação de veículos até as 4h de segunda-feira (23h de domingo, em Brasília) no oeste e no centro da capital.

Em Lyon, no centro do país, as forças de segurança enfrentaram vários jovens em uma praça onde cerca de 20 mil pessoas assistiram à final em um telão.

A situação degenerou quando um grupo de torcedores subiu em um caminhão da polícia e as forças de segurança lançaram bombas de gás lacrimogêneo em direção aos jovens.

No nordeste da França, um menino de três anos e duas meninas de seis ficaram gravemente feridos ao serem atropelados por uma moto na praça da prefeitura em Frouard, ao norte de Nancy, durante as comemorações da vitória dos Bleus.