ASSINE
search button

Nova temporada da peça 'Marrom – Nem preto, nem branco?', no Teatro Ipanema

Espetáculo conta a história de uma menina que busca entendersua real identidade na sociedade

Compartilhar

O espetáculo 'Marrom – Nem preto, nem branco?' relata a história de Linda, uma menina de oito anos que não entende o conceito de raça, só de cor, e acaba se definindo como marrom. Ela busca entender a sua real identidade, já que não tem a cor do pai, nem da mãe, e o porquê de a sociedade tratá-la diferente.

Com texto de Renata Mizrahi e direção de Marcelo Alonso Neves, peça reestreia no Teatro Ipanema no dia 22 de janeiro, e fica em cartaz até 19 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

A bem-sucedida produção recebeu sete indicações a prêmios de teatro no Rio: no Prêmio CBTIJ de teatro concorre nas categorias Melhor Atriz (Vilma Melo), Melhor Autor (Renata Mizrahi), Melhor Atriz Coadjuvante (Maíra Kerstenberg) e Melhor Operador de Luz (Pablo Cardoso); e no Prêmio Botequim Cultural, nas categorias Melhor Atriz (Maíra Kerstenberg) e Melhor Autor (Renata Mizrahi).

Inspirada em Lorena de Melo Schaefer, a peça foi idealizada por Piéterson Duderstadt e pela atriz Vilma Melo. Linda, tal qual na realidade, é filha de pai branco alemão e mãe negra brasileira. A jovem, então, é a fusão desse encontro entre duas pessoas com referências culturais e familiares distintos. Como não era branca como o pai, nem negra como a mãe, ela se definiu como marrom. Com uma narrativa divertida, ela enfrenta tudo com muito humor, personalidade e música, para fazer pessoas de todas as idades refletirem sobre a pluralidade cultural que existe ao nosso redor.

Moradora de um condomínio de classe média, seu sentimento de deslocamento aflora quando a professora pede uma redação sobre identidade, e para colaborar o professor de alemão sugere um trabalho sobre contos de fada e sua amiguinha (branca, loira e com olhos azuis) considera que a princesa tem que ser ela, e não Linda, estereotipada pela menina. Linda entra em crise. Após vivenciar episódios desconcertantes, Linda foge dos seus conflitos, em busca de um mundo onde todos sejam iguais a ela. Como toda fuga, muitas aventuras a aguardam na “Terra do Marrom”.

Marrom – Nem preto, nem branco? chega para quebrar barreiras sociais e culturais e evidencia sobre até onde são reproduzidos, sem reflexão, discursos que abalam a mágica de cada um ser diferente do outro. O mote central da peça é trazer o conceito dos considerados “desencaixados” na sociedade de um modo geral (negro, mulher, homossexuais, entre outros) e não o preconceito em si. A montagem é resultado do encontro dos integrantes da Cia da Cidade – Piéterson Duderstadt, Naiara Cavalheiro, Maycon Marcondes e Pedro Almeida – com a atriz e produtora Vilma Melo. A peça é o primeiro trabalho que a Cia estreia no Rio de Janeiro.  

Ficha técnica

Texto: Renata Mizrahi

Direção: Marcelo Alonso Neves

Direção de Movimento e Assistente de direção: Ana Paula Bouzas

Elenco: Vilma Melo, Maycon Marcondes, Ana Paula Black, Guilherme Miranda e Maíra Kestenberg  

Iluminação: Binho Schaefer

Direção Musical: Marcelo Alonso Neves

Cenógrafo e  Figurinista : Carlos Alberto Nunes

Cenógrafa e Figurinista Assistente: Arlete Rua

Confecção de Cenário: Marco Souza e Patricia Rodrigues

Pintura de Arte: Derô Martin

Confecção de Figurinos: Kátia Salles, Suely Gherard e Nilssy Maldonado

Programação Visual: Alexandre Muner

Fotografia: Arthur Vianna

Direção de Produção: Piéterson Duderstadt

Elaboração de Projeto: Janaína Santos, Piéterson Duderstadt e Vilma Melo

Gestão Administrativa e Financeira: Pedro Almeida e Naiara Cavalheiro

Equipe de Produção: Piéterson Duderstadt, Naiara Cavalheiro, Maycon Marcondes e Vilma Melo

Idealização: Piéterson Duderstadt e Vilma Melo

Realização: Cia da Cidade

Serviço: 'Marrom, nem preto, nem branco?'

Estreia: Domingo, dia 22 de janeiro, às 16h

Temporada: Até 19 de fevereiro, sempre aos sábados e domingo, às 16h

Local: Teatro Ipanema - Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema

Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$20 (meia)

Classificação: Livre. Recomendação etária: 4 anos

Tel.: (21) 2267-3750