ASSINE
search button

Morre Chuck Berry, um dos pioneiros do Rock n' Roll 

Compartilhar

O lendário músico Chuck Berry, intérprete de sucessos como "Johnny B. Goode" e "Roll Over Beethoven", morreu neste sábado (18), aos 90 anos, em sua casa. A morte foi confirmada pela polícia do condado de St. Charles, no estado do Missouri. 

Uma equipe de emergência médica foi chamada à residência do músico em Buckner Road, e o encontrou já sem vida. O óbito foi declarado às 13h26 [horário local].

Um dos pioneiros do rock 'n' roll norte-americano, Chuck Berry anunciou em outubro do ano passado o lançamento do seu 20º álbum de estúdio, Chuck, o primeiro desde 1979. Ele dedicou o disco à esposa, Themetta "Toddy" Suggs , com quem viveu durante os últimos 68 anos. 

"Querida, estou ficando velho! Trabalhei durante muito tempo neste disco. Agora posso pendurar as chuteiras", disse o cantor na ocasião.

Ídolo dos Beatles e dos Rolling Stones, Charles Edward Anderson Berry nasceu em 18 de outubro de 1926, em St. Louis -- o quarto dos seis filhos de um empreiteiro e de uma diretora de escola. "Eu queria tocar blues", afirmou Chuck Berry em uma entrevista à revista Rolling Stone. "Mas eu não era 'blue' o suficiente. Eu sempre tive comida na mesa."

John Lennon, dos Beatles, falou: "Se você tiver de dar outro nome ao rock'n'roll, poderia chamá-lo de Chuck Berry". Sua maneira de andar no palco foi imitada por músicos como Angus Young, dos AC/DC. 

Em 1977, quando a Nasa enviou para o espaço dois discos com músicas representativas do que era criado na Terra, a única canção de 'rock and roll' na lista era Johnny B.Goode.

Berry realizou algumas apresentações no Brasil. Participou do Free Jazz Festival, em 1993, no Rio, voltou em 2002 para show em Jaguariúna (SP) e, em 2008, para apresentações em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Berry deixa sua mulher e seus quatro filhos, Ingrid, Aloha, Charles Jr. e Melody.