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“Steve Jobs, O Visionário”: inédita exposição sobre vida e obra

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Logo na entrada do Prédio do Touring, na Praça Mauá, a música do famoso Bach toma conta do ambiente e o transforma em algo clássico e lúdico para quem visita. O compositor é um dos preferidos de um dos maiores empreendedores do mundo e criador da Apple, Steve Jobs. O prédio recebe uma exposição inédita sobre a vida e obra do empresário, com entradas a R$ 10 (R$ 5 meia-entrada), de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, de 28 de março a 07 de maio. 

“Eu acho que hoje em dia como designers e arquitetos, nós temos que pensar em tudo, não em coisas materiais apenas, nós temos que projetar cheiros, toques, interfaces, e música. E entender que as pessoas podem ouvir e aprender a partir de muitos sentidos”, disse o arquiteto italiano Ico Migliore.

O Migliori+Servetto Architects, fundado em 1997, desenvolveu projetos para o Museu Chopin, em Varsóvia, de Arte e História Contemporânea, de Seul, e o novo Museu Egípcio de Turim. É uma marca premiada pelo Compasso d’Oro, o mais importante dos prêmios de design da Itália.

“Steve Jobs, O Visionário é um museu para todos, desde crianças a adultos, porque você pode aprender sobre a visão de um gênio, como um homem mudou a nossa vida nos últimos 20 anos”, acrescentou Migliore. 

O visitante terá uma experiência rica e profunda do universo Jobs com uma mistura de tecnologia e um grande acervo vídeo-iconográfico. A exposição é inovadora na experiência do visitante, por exemplo, na Linha do Tempo com a tecnologia da realidade aumentada, as datas ativarão conteúdos exclusivos de cada período permitindo ter uma visão completa da vida do empresário. Com cerca de mil metros quadrados, a mostra promete experiências para o público sobre seis perspectivas: Negócios, Inovação, Sonho, Falência, Competição e Espiritualidade.

“Nós não temos mais exibições cronológicas do início ao fim, e a história é muito importante. Como contar a história faz diferença quando ela está dividida em vários capítulos, em pequenas histórias conectadas. Aqui, nós contamos seis diferentes histórias que são úteis para entender Steve Jobs sob muitos aspectos”, completou o arquiteto.

Ao adentrar o prédio do Touring, são fotos, matérias de imprensa, objetos pessoais, filmes e produtos históricos que mostram a forma como pensava e criava um dos maiores gênios do século XX. A mostra chega ao Rio de Janeiro, para depois desembarcar em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS), entre 15 de junho e 20 de agosto. “Steve Jobs, O Visionário” tem apresentação do Ministério da Cultura e Bradesco, patrocínio da Cielo e apoio da Superga.

A mostra

Este será o segundo trabalho realizado pela FullBrand no Brasil. Em 2013, realizaram a mostra “Giugiaro: 45 anos de Design Italiano” com o objetivo de apresentar o trabalho do maior estúdio de design italiano recém adquirido pela Volkswagen. Foi um projeto B2B que acabou se tornando um recorde de público do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

“Sua personalidade e carreira impactaram o mundo. Steve Jobs abriu portas para uma revolução digital, personificando e unindo elementos como mobilidade, design e tecnologia. Buscamos em nossos projetos essa mesma interação para nossos clientes, com o objetivo de conquistar o público e mercado“, conta Eduardo Sallouti, sócio da FullBrand.

O público acompanhará todo destaque dado ao gênio pela imprensa mundial através de quase 70 capas de revistas, artigos e reportagens sobre seus feitos. Ao longo da exposição estarão presentes os produtos criados por Steve Jobs, desde a década de 80, passando pelos revolucionários Macintosh, iPod, iPhone, iPad e Apple TV. Todas as mais de 30 peças que serão exibidas dão uma visão completa para o público do trabalho técnico e científico do americano.

“É importante a gente conhecer esse lado pessoal da vida dele, todos nós conhecemos os resultados e produtos do Steve Jobs, mas ninguém conhece o que o inspirou. E tem uma questão que precisamos entender que é: o sucesso vem do fracasso, e às vezes, de mais de um fracasso, o segredo é se levantar e continuar andando”, disse Eduardo. 

Em “Falência”, a exposição exibe a peça mais rara de Jobs: o Apple 1, fabricado em 1976, que foi adquirido em um leilão da Cristie’s por U$ 213,6 mil. Nesse tema, o visitante verá também o Lisa, um dos seus maiores fracassos, mas que serviu de base para o sucesso Macintosh. 

Na perspectiva “Sonhos”, todo o trabalho do gênio na Pixar, empresa de animação digital americana, com a criação do “Toy Story”, o primeiro desenho animado 3D a ganhar o Oscar como longa-metragem completamente animado em 3D e um dos maiores sucessos até hoje da franquia.

“Tem uma parte legal para as crianças que é a Pixar. Outro dia, conversando com um sobrinho meu, ele achou que eu fosse um homem das cavernas e me perguntou como nos comunicávamos antigamente sem celular e internet. Então conhecer o passado é importante para traçar uma perspectiva para o futuro”, finalizou o sócio da FullBrand. 

Outra curiosidade está na célula “Competição”, característica marcante de Steve Jobs. Serão destacados os embates com IBM, Apple, Bill Gates e Samsung. Os ingressos estão disponíveis no endereço eletrônico www.ingressorapido.com.br e na bilheteria da exposição.