ASSINE
search button

JBS paralisa produção de carne bovina por três dias em 33 unidades

Além da União Europeia, pelo menos 14 países já suspenderam a importação

Compartilhar

Em meio a restrições internacionais à carne brasileira imposta por diversos países, a empresa JBS decidiu suspender parte da produção na maioria dos estabelecimentos que mantém no Brasil. Durante três dias, o processamento da carne bovina será suspenso em 33 das 36 unidades da empresa. 

De acordo com comunicado da JBS, todas as fábricas vão operar, na semana que vem, com 35% a menos de sua capacidade produtiva.

“Essas medidas visam a ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego de seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil”, diz a empresa em nota à imprensa.

Na semana passada, a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, apontando que frigoríficos envolvidos no esquema "maquiavam" carnes vencidas com ácido ascórbico, as reembalavam para venda e que as empresas, então, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização.

Na quarta-feira (22), contudo, após o embargo de diversos países contra a carne brasileir ae reunião com o ministro da Agricultura, a PF frisou que as investigações tratam de desvios praticados por “alguns servidores”, e que a apuração das irregularidades “não representam um mau funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro”.

Além da União Europeia, pelo menos 14 países já suspenderam temporariamente a importação de carne, de forma integral ou somente dos produtos provenientes dos 21 frigoríficos investigados. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o embarque das carnes brasileiras, que tinha uma média diária de US$ 63 milhões, caiu para US$ 74 mil na última terça-feira (21). 

>> PF diz que irregularidades identificadas na Operação Carne Fraca são pontuais

>> Exportação de carne caiu após Operação Carne Fraca, diz Maggi

>> Temer convida importadores a comer carne na churrascaria

>> Produtores são grandes vítimas do esquema da Carne Fraca, diz CNA

>> Ministro da Agricultura diz que 'não há risco nenhum' em carne brasileira

>> Polícia Federal prende 36 pessoas na 'Carne Fraca'