ASSINE
search button

Mulheres na menopausa também precisam de testosterona

Compartilhar

Eu sempre ouço das mulheres que passam pela menopausa que elas sentem, além dos sintomas físicos – ondas de calor, etc. – uma sensação de depressão. Muitas até se tornam extremamente agressivas e irritadiças.

Nós sabemos que aumentar o nível de endorfinas no seu corpo é uma das melhores maneiras de combater essas sensações. E, basicamente, as endorfinas são o ópio do próprio corpo, afetando o humor e a atitude. O ópio, na verdade, é uma molécula natural que imita – frequentemente, de uma forma poderosa – o que as nossas próprias endorfinas secretadas internamente fazem para melhorar o humor e a atitude.

Sempre se pensou que as endorfinas eram responsáveis pela sensação de bem-estar generalizado do corredor que muitos atletas sentem. Mas ninguém tinha comprovado isso até então. Porém, pesquisadores alemães escanearam dez cérebros de atletas antes e depois de uma corrida de duas horas. De acordo com um dos pesquisadores,

“Nós conseguimos avaliar pela primeira vez a sensação prazerosa do corredor e identificar as áreas afetadas no cérebro. É interessante ver que as áreas afetadas eram preferencialmente localizadas nas regiões prefrontais e límbicas do cérebro, conhecidas por desempenharem um papel chave no processo emotivo. Além disto, observamos um aumento significante nas avaliações de euforia e felicidade, comparando-as àquelas de antes do exercício.”

Mas qual a relação entre o prazer dos corredores e seus problemas com a menopausa? É que, felizmente, há uma maneira simples de aumentar o seu nível de endorfinas e obter os benefíciosde melhora de humor, sem necessitar correr por horas seguidas.

Outro grupo de pesquisadores descobriu que a testosterona também aumenta o nível de endorfinas que melhoram o humor. Em um artigo intitulado,“Terapia de reposição de testosterona no climatério: benefícios além da sexualidade”eles concluíram:

“O tratamento com testosterona tem um efeito aumentador não somente na sexualidade humana, mas também na sensação de bem-estar, um efeito estimulatório conferido pelo aumento de beta-endorfinas.”

Isso só vem comprovar mais ainda a importância da testosterona como parte da terapia de reposição hormonal para as mulheres, não somente pelos seus efeitos de aumento de libido e sexualidade, mas também porque ela – junto com o estrógeno – pode melhorar o humor e atitude delas ao aumentar a sua produção interna de endorfinas.

Esta é uma boa razão para as mulheres certificarem-se de que o seu nível de testosterona está ideal. (Outra razão é o papel da testosterona na manutenção da força e da massa muscular). Se o seu nível de testosterona não foi medido recentemente, converse com o seu médico para checá-lo. Isso certamente vai garantir mais qualidade de vida e uma supersaúde!

*Médico e nutrólogo