ASSINE
search button

Va'a Pro Brasil desembarca em Niterói para estreia neste sábado

Compartilhar

As águas calmas da região oceânica de Niterói (RJ) vão receber o agito das remadas da primeira edição do Va’a Pro Brasil, campeonato brasileiro de canoa havaiana OC6, modelo composto por seis remadores. 

O evento será realizado neste sábado (18) na praia de Itaipu, e reunirá a elite da modalidade do país divididos em 10 categorias e percursos de até 24 km, tudo isso com emoção do início ao fim em um dos mais belos cartões postais do mundo.

Cercada por ótimas expectativas, a estreia da competição espera contar com mais de 700 atletas e um público total de 2.000 pessoas nas areias da praia de Itaipu. A solenidade de lançamento da etapa será no dia 14 de agosto no H Hotel Niterói, no bairro Ingá, a partir das 19h, com presença do prefeito da cidade, Rodrigo Neves, organização do evento e personalidades do esporte.

Competidores de ambos os sexos e de todas as idades se encontrão no Va’a Pro Brasil para celebrar a prática da canoa havaiana, em disputas de elite e clubes. As categorias júnior até 16 anos, máster até 60, máster até 70, parava’a e estreante terão percurso de 6 km, enquanto os participantes da júnior até 19, máster até 40, máster até 50 e mista remarão para 12 km.

Os integrantes da categoria open terão pela frente 24 km em um dos mais belos cenários do mundo, com vista privilegiada para a orla da região oceânica de Niterói e para o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A prova sairá da praia de Itaipu, passando pelas águas de Camboinhas, Piratininga, Imbuí, até o retorno no Forte do Pico, para a chegada no mesmo local de partida.

Melhores garantem credenciais para disputas internacionais

A etapa de Niterói é a primeira do calendário Va’a Pro Brasil, evento que tem sua próxima edição agendada para o dia 22 de setembro na cidade de Vitória, no Espírito Santo. As três melhores equipes na classificação geral da temporada garantem vaga no campeonato Sul-Americano deste ano, que acontecerá também no estado do Rio de Janeiro, em Cabo Frio, entre os dias 17 e 21 de novembro. As etapas do Va’a Pro Brasil também classificarão a equipe líder no geral para o Mundial de 2019 da modalidade, que será disputado na Austrália.

O Va’a Pro Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de Va’a, a CBVa’a, e do clube de canoas havaianas Manua Loa, com produção da Ecooutdoor Sports Business, patrocínio máster da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e apoio da SGA Toyota.

Serviço  

Data:  neste sábado (18), ás 8h 

Local: Praia de Itaipu, região oceânica de Niterói, RJ

Ingressos: entrada gratuita