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HT na SPFW - Richard Luiz: a prova de que desfile de moda é coisa de cinema!

Coluna bate um papo com documentarista que, há 11 anos, dirige a transmissão da fashion week

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Ele já passou oito horas sentado, à espera de Alexandre Herchcovitch, em 1999, durante um dos seus primeiros projetos envolvendo a documentação cinematográfica do universo da moda, quando acompanhou a saga do eterno 'enfant terrible' por Paris, em um especial veiculado posteriormente pela Directv. Bem, se comparadas à jornada de quase 17 horas que enfrenta, atualmente, em um dia 'comum' de semana de moda, este histórico 'chá de cadeira' some na poeira do tempo.

E, por falar em tempo, já são 11 anos à frente da direção de vídeo dos desfiles da São Paulo Fashion Week, em parceria firme com Paulo Borges, o que não desgasta de forma alguma sua relação visceral com o universo das passarelas: "Moda é paixão", define Richard Luiz, que, em cada desfile, se isola em uma 'cápsula' nas salas para comandar a captação das cinco câmeras espalhadas pelo ambiente, com uma subsequente edição de conteúdo para, rapidamente, entregar aos estilistas (prioritários, sempre) o vídeo com seus respectivos desfiles. Um processo que pode parecer cansativo só de ler, mas que jamais assustou Richard. "Documentar moda envolve uma estética viva e real e fazer cinema de moda, especificamente, é mais difícil ainda, pois este mundo fashion, dos backstages, possui uma dinâmica fixa, muito regrada, mais difícil de explorar", analisa o documentarista, que, em 2001, acompanhou 10 estilistas brasileiros pelo mundo, em desfiles pelos quatro cantos.

"O projeto chamou-se World Fashion Week e, para 2016, pretendo revisitá-lo, com o adendo de mais alguns nomes da nossa moda rodando o mundo, como Oskar Metsavaht e Pedro Lourenço. Além, claro de ilustrar a realidade atual, ou seja, 15 anos depois, de estilistas que estiveram presentes no projeto original, como Fause Haten e Glória Coelho", conta Richard, que, além de dirigir a transmissão dos desfiles, é o criador das vinhetas da SPFW. "O Paulo (Borges), três meses antes do evento, me revela o tema da fashion week, nós trocamos ideias e daí inicio o processo de criação da vinheta, cuja intenção é resumir a linguagem estética do tema daquela temporada, indo muito além da mera exibição dos nomes de patrocinadores".

No entanto, apesar de entusiasta do documentarismo de moda, Richard tem cautela a analisar a produção atual deste setor tão especializado do audiovisual. "A facilidade de acesso e de criação de conteúdo gera muita coisa e, consequentemente, muita coisa ruim também. É preciso selecionar", alerta o profissional, que cita nomes como a videomaker Ruth Slinger e o diretor Gabriel Dietrich como outras referências no nicho.

Para o futuro pós 34ª edição da São Paulo Fashion Week, Richard tem na agenda o pontapé inicial para um documentário sobre o processo criativo dos irmãos designers Humberto e Fernando Campana, a conclusão do projeto Alma (livro + doc + exposição), em parceria com Paulo Borges e Fernando Louza e, claro, o início da jornada do World Fashion Week - 15 anos depois. Parabéns ao in-can-sá-vel Richard.

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