ASSINE
search button

Tour HT em Punta del Este - venha conhecer Casapueblo, magnífica obra de Vilaró

Está localizada a aproximadamente 16 km da região central de Punta del Este, em Punta Ballena

Compartilhar

No tour que HT fez por Punta del Este contamos a vocês sobre as delícias do hotel que atrai milhares de turistas o ano todo e mostramos um pouco sobre os atrativos da cidade com direito a vídeos produzidos por nós.

Agora, eu quero destacar a vista a um dos locais mais importantes das redondezas: Casapueblo. Idealizado na localidade de Punta Ballena pelo artista plástico, arquiteto e escultor Carlos Páez Vilaró (1923-2014), o local foi antiga casa de verão do artista que a transformou ao longo de 36 anos na cidade-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel. É universalmente conhecida como “escultura para habitar”.

O estilo é semelhante aos das casas da costa mediterrânea da ilha grega de Santorini e Vilaró destacava sempre que se inspirou no fazer um ninho tal qual o forneiro, um pássaro do Uruguai, que lembra o nosso joão-de-barro. A construção, que começou a ser feita pelas mãos de Vilaró em 1958, é toda branca e inspirou Vinicius de Moraes(1913-1980) a imortalizar o local com a música “A casa” (Era uma casa muito engraçada/não tinha teto, não tinha nada/ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão …). Está localizada a aproximadamente 16 km da região central de Punta del Este, com acesso pela rodovia Interbalneária. A casa fica bem no final da Rambla Panorâmica no Camino a la Ballena.

Ao descer as escadarias da construção toda branca, você pode observar inúmeras obras de arte do escultor até chegar à galeria de arte e ao restaurante, batizado Las Terrazas (Os Terraços). Antes de mergulhar na galeria de arte, o visitante pode conferir uma homenagem de Vilaró ao filho, Carlos Miguel, um dos sobreviventes que do acidente aéreo do vôo 571 da Força Aérea Uruguaia. O avião caiu nos Andes no dia 13 de outubro de 1972. A história ficou conhecida como a Tragédia dos Andes e virou filme. Vilaró e a mulher, Madelón, nunca perderam as esperanças nas buscas e Carlitos estava entre os sobreviventes resgatados em dezembro, que tiveram que se alimentar de carne dos outros passageiros mortos.

A galeria de arte e o ateliê do artista em Casapueblo recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural. Podemos conhecer tapeçaria, pinturas em mural, cerâmicas, pinturas em telas, livros daquele que sempre se definiu como um “fazedor de coisas”.

Bem em frente há um terraço de onde o visitante observa o mais impactante e espetacular pôr-do-sol. Quem já esteve lá sabe, mas aquele que quer ir a Punta del Este precisa ter a chance de observar o penhasco, aquele infinito de água e o sol se pondo lentamente ao som de um poema na voz de Vilaró. É de chorar de tão lindo e eu reproduzo aqui.

“Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura.Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol”.

[email protected]