Jornal do Brasil

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

Em ribalta armada no Boulevard Olímpico, criançada cai no samba

Peça "Sambinha" foi encenada apresentando Cartola, Donga e Toquinho para rebentos

Não teria Rio sem samba. Não teria samba sem Rio. Muito menos no verão. De modo que em plena Arena Banco Original, armada no Armazém 3 do Boulevard Olímpico, o centenário gênero tomou toda as atenções de assalto. E se você está pensando em alguma roda, alguma bateria de escola de samba ou algum famoso intérprete...nada disso.

O Banco Original armou a encenação do espetáculo "Sambinha", especialmente para os rebentos. No enredo, Sambinha é um menino da periferia que ama brincadeiras antigas e de rua. Sem muito contato com as novidades modernas, ele gosta de brincar de bola, pipa e, claro, cantar e sambar. Um dia, Sambinha conhece Maria Luisa, filha da patroa de sua tia. Com a mesma idade do protagonista, ambos com nove anos, a menina nunca tinha brincado de bola e só vivia conectada ao universo digital. A partir dessa nova amizade, as crianças passam a descobrir brincadeiras e experiências diferentes. Daí, Sambinha apresenta aos espectadores - ao mesmo tempo em que descobre - medalhões como  Cartola, Donga, Moacyr Luz, Toquinho e Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso e companhia ilimitada.

Elenco do espetáculo “Sambinha”, apresentado neste domingo na Arena Banco Original (Foto: Divulgação)
Elenco do espetáculo “Sambinha”, apresentado neste domingo na Arena Banco Original (Foto: Divulgação)

Quem falou com a coluna sobre foi Ana Velloso, idealizadora: "A nossa proposta é apresentar esses clássicos como se fossem a linha que costura a história de um menino que gosta do gênero. Um retorno que nós tivemos (em quatro anos de espetáculo) que foi muito interessante é que elas vêm para frente do palco dançar durante o espetáculo. Quando percebemos isso, nós passamos a repetir o número final e convidá-las para dançarem com a gente. Aí é uma festa só. Muitas vezes, depois de nos apresentarmos em colégios, as professoras passam trabalhos sobre o musical e depois nos mandam os desenhos e redações".

Em tempo: a programação infantil na Arena Banco Original segue até o último fim de semana desta temporada de verão. No próximo fim de semana, Ana Velloso e o elenco do musical “Sambinha” apresentam o espetáculo “Bossa-Novinha“, no domingo, 15, às 15h. No dia 22, a trilogia musical é completada com a peça “Forró miudinho“, às 15h. Além da programação musical para as crianças, a Arena Banco Original também exibe o espetáculo “Leonardo, o pequeno Da Vinci“. A sessão será no domingo, 29, às 15h.

Tags: ana veloso, arena vanco original, Arte, autores, banco original, brincadeiras, caetano veloso, canta, cartola, chico buarque, clássicos, compositores, crianças, cultura, dança, didático, donga, elenco, escolas, espetáculo, heloisa tolipan, história, ht, i

Compartilhe: