ASSINE
search button

Luiz Joaquim é preterido para coordenar Cinema da Fundação; fotógrafa assume

Na linha sucessória de Kléber Mendonça Filho, ele era o mais cotado...

Compartilhar

A jornalista e fotógrafa Ana Elizabeth Farache é quem vai substituir o cineasta e roteirista Kléber Mendonça Filho na coordenadoria do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife, Pernambuco. A escolha por Ana foi do presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti, justificada por dois pontos: “a ligação de Ana com a área artística e com a fotografia” e “a formação, o preparo”. 

Kléber Mendonça, no entanto, acha que o melhor nome para substituí-lo seria o do jornalista e crítico Luiz Joaquim, que passou a ocupar seu posto interinamente, mas agora acabou sendo preterido. 

"Ao me desligar da Fundação, para mim só existia uma única opção no sentido de o trabalho no Cinema da Fundação ter continuidade: Luiz Joaquim ser promovido, honrando os 15 anos de serviços incríveis prestados à Fundação Joaquim Nabuco. Nesses anos, eu sempre tive Luiz como um colaborador de primeira grandeza sem nunca me impor como chefe ou exigir hierarquias, mas oficialmente ela existia. Com a minha saída, ele deve passar a ocupar o meu lugar, natural e justamente. Luiz é não apenas uma pessoa de cinema, mas um servidor exemplar em cargo comissionado que dá orgulho ao serviço público, já proficiente nas peculiaridades dessa instituição federal. Ele deve ser estimulado pois o trabalho realizado no Cinema da Fundação foi todo construído no amor pelo próprio cinema", disse Mendonça por meio de nota.

Mais gente esbravejou contra a decisão de Cavalcanti, como Sérgio Oliveira, diretor e realizador de Superorquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, premiado no Festival do Rio 2016; e João Vieira Jr., produtor e sócio da Rec Produtores.

Ana Farache preferiu se pronunciar por nota em que se disse “contente e honrada” pelo convite. “Um cinema que teve sua história construída e consolidada, principalmente, pela sensibilidade e competência de Kleber Mendonça Filho, a quem admiro bastante. Fico confiante em contar com uma equipe tão eficiente e, em especial, com o jornalista e crítico Luiz Joaquim, responsável pela excelente programação do Cinema da Fundação. Não está nos planos da presidência nem, tampouco, nos meus, modificar o perfil da programação do cinema. O que desejo ao me juntar a essa equipe é contribuir para que a Fundaj continue sendo este espaço agregador que não apenas exibe filmes de alta qualidade mas, também, promove reflexões sobre a arte cinematográfica”, escreveu.