Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Março de 2017

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

SPFW - Juliana Jabour une esporte e romantismo na catwalk

A estilista contou à coluna que foi inspirada pelo motocross

direto de São Paulo

Esportiva e romântica. Essas são as duas qualidades que melhor resumem o cruzamento de estilos presente na coleção de inverno 2017 de Juliana Jabour. Em meio à sua assinatura forte, a estilista segue abordando temas relacionados para reforçar ainda mais a sua identidade criativa. “Eu quis dar continuidade ao trabalho do desfile passado, essa junção do esportivo com o romântico que traduz bem o espírito da minha marca. Sou uma aficionada por esportes radicais, super acompanho e sei tudo, e o motocross carrega algo que eu gosto muito, os grafismos. Quis trazer isso para o meu universo, mas o tempo inteiro contrapondo com esse lado romântico que aparece nessa estética vitoriana das golas altas e das mangas bufantes, na renda e nas transparências”, explicou.

Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43 
Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43 

Com uma explosão gráfica bem amarrada, Jabour entrou de cabeça no jogo do streetwear com peças que já nascem hit instantâneo. “O motocross inspirou as camisetas estampadas na frente, nas costas e nas mangas. Moletons e jaquetas perfecto oversized, e calças nervuradas apontam o rumo da coleção”. Mangas dramáticas, com volumes inusitados, e os babados denunciam um fetiche pelos anos 80.

A cartela de cores veio enxuta e coesa com o tema. O desfile foi predominante preto e branco, sendo vermelho a terceira cor mais importante. “Cores pontuais, como azul Bic, verde esmeralda e amarelo, compõem as estampas. Essa que, inclusive, também carregam o animal print da onça e da zebra em algum momento, uma característica do motocross”, comentou Juliana.

Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43
Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43

Perguntada sobre a Just Kids, marca lançada em parceria com a colega estilista Karen Fuke que causou na temporada passada com um desfile manifesto, ela frisa a natureza livre do projeto. ”Estamos ainda trabalhando a primeira coleção. Acredito sim que vamos fazer alguma coisa ainda esse ano, mas não é certeza, não sei quando. Isso faz parte da essência da marca, pois a Just Kids nasceu como uma brincadeira sem compromisso com o comercial, com o calendário. A aceitação só não foi maior porque lançamos uma coleção cápsula de moletons em pleno verão, mas ainda assim foi um sucesso”, brincou.

Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43 
Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43 

Já sobre o novo formato da semana de moda de São Paulo, Juliana confessou que ainda é muito cedo para ter uma opinião formada. “É um formato que para mim ainda não funciona, pois não tenho a estrutura de uma empresa grande, com grana. É tudo muito novo. Espero que com ele venha uma melhora no cenário econômico, pois em um momento de crise as pessoas dão prioridade para o que é necessidade, e uma roupa com um custo médio alto é automaticamente considerada um item supérfluo”, refletiu.

BELEZA

Foi um pedido da própria estilista que Henrique Martins, responsável pela beleza do desfile, atendeu com maestria: olhos pretos. Na coleção que traz o motocross como inspiração, um olhar forte e marcado completava as criações da estilista na passarela. Para um resultado mais glam street, Henrique Martins apostou em um efeito glossy no meio das pálpebras, que quebravam um pouco o preto e traziam brilho e movimento para a passarela. “A Ju disse que queria fazer um olho preto e eu sugeri por essa maquiagem gráfica bem vinilizado, remetendo à ideia do couro das motos”, explicou.

Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43
Desfile de Juliana Jabour no quarto dia de SPFWn43

Nos lábios, para não conflitar com os olhos marcados da make, Henrique Martins apagou a cor da boca e usou um tom de nude. Já quando o assunto são os cabelos, o beauty stylist completou o visual com fios bem lisos e divididos ao meio. Para ele, esta foi a melhor forma de trazer a vibe motocross glamourizada para a SPFWn43.

Tags: Branco, day 3, desfile, esporte, juliana jabour, moda, motocross, Preto, romântico, spfw, spfwn43, vermelho

Compartilhe: