Jornal do Brasil

Domingo, 19 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


Transporte do futuro

Jornal do Brasil

O Hyperloop, veículo que está sendo desenvolvido para transportar passageiros ou cargas em cápsulas que se deslocarão por um tubo de baixa pressão, a uma velocidade de até 1.200 km/h, será apresentado hoje a estudantes de engenharia de diversos países. A apresentação será durante o E-Fest South America, festival de Engenharia promovido pela 1ª vez na América Latina, pela Coppe e Escola Politécnica, da UFRJ. Ricardo Penzin, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies, mostrará aos alunos, durante palestra, a tecnologia que torna possível o hyperloop ser quase três vezes mais rápido que o Transrapid, o mais ligeiro trem de alta velocidade em operação no mundo, em Shanghai (China). O veículo tornará possível viajar de Los Angeles a San Francisco, na Costa Oeste dos EUA, em apenas 30 minutos, percorrendo um trajeto de 600 quilômetros. No Brasil, daria para se deslocar de São Paulo a Porto Alegre (cerca de 1.100 km) em menos de 1 hora. 

Clarissa fora 

Clarissa Garotinho está praticamente fora das eleições deste ano. Seu partido, o PROS, rompeu ontem com a chapa de Garotinho e aderiu ao time de Romário. Como retaliação, o PROS está negando a ela a legenda.

Reforço de peso 

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, perdeu seu economista-chefe Guilherme Mercês para a campanha de Romário. Guilherme, que andava dando aulas de economia para o Baixinho, será uma espécie de Paulo Guedes da campanha do senador ao governo. 

Vamos tomar uma? 

Conhecido advogado carioca terá de pagar a um cliente R$ 10 mil por danos morais, além de devolver R$ 3 mil que foram apropriados indevidamente depois de um acordo firmado em processo judicial com o Banco BMC. A quantia foi depositada na conta do advogado mas não foi repassada para o cliente, que por sua vez, só soube do acordo 18 meses depois. Os desembargadores da 26ª Câmara Cível do TJ mantiveram a sentença. 

Crise? Que crise? 

Estamos comprando mais. É o que diz os dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio, divulgados pela Fecomércio RJ. A intenção dos consumidores do estado do Rio em adquirir bens duráveis em julho de 2018 foi 27% maior em relação ao mesmo mês do ano passado.

Comlurb para crianças 

A Comlurb lançou três jogos online para divertir o público infantil ao mesmo tempo em que conscientizam sobre o descarte correto do lixo e a importância da limpeza urbana. São eles o Jogo da Memória, o Qual é Qual e o Mega Força. Estes jogos, que devem ser impressos e montados, são bem tradicionais, adaptados aos temas e contam ainda um pouco sobre o trabalho dos garis e da simpática companhia, que este ano completa 43 anos.

Frigideira petista 

O presidente do PT municipal, Bob Calazans, mandou um email duro para a coordenação de campanha de Marcia Mora na Filosofia Tiburi. Reclamou que as agendas da candidata estão beneficiando apenas alguns setores do partido e seus currais eleitorais. Bob não é o primeiro, e aparentemente nem será o último, dirigente petista disposto a abandonar a canoa da candidata. 

Besta fera 

Uma praga que parecia extinta está de volta às ruas da cidade. Amigo da coluna flagrou duas madames na Barra com cães pequineses! Exatamente, aquela raça infernal que era moda nos anos 70 voltou. Os cãezinhos estão sendo importados de canis da Rússia.

----------

LANCE LIVRE

• O roteirista Romeu di Sessa ministrará um curso básico de roteiro para cinema na sede da Rio Filme em Laranjeiras a partir de hoje. Hanna e Elymar Santos participarão do show beneficente do Lar de Frei Luiz, dia 26 de agosto, na Cidade das Artes. O Elite Rede de Ensino inaugurará hoje, nova unidade em Madureira.



Tags: eleições, informe jb, marcia tiburi, política, rio

Compartilhe: