Jornal do Brasil

Domingo, 19 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


O mural de três Hermés

Jornal do Brasil

Está próxima do irreversível a degradação do mural de 25 metros na Avenida Niemeyer criado pela artista plástica Chica Granchi, 22 anos atrás. Nos últimos anos, o mural passou por poucas e boas. Foi abrigo de moradores de rua, acampamento de servidores que trabalharam na obra da ciclovia Tim Maia_ antes da inauguração e após a queda_, e até apoio para uma árvore que empurra e cria rachaduras cada vez maiores no muro. O mosaico tem sido tratado como tudo, menos como a obra de arte que é e lhe valeu a menção no livro “Monumentos do Rio de Janeiro”.  Segundo a  autora, desde o começo da administração Eduardo Paes, e agora com o Bispo Crivela, ela tenta convencer as autoridades a restaurar o trabalho. No último dia 10, ela enviou um novo orçamento para a Secretaria de Conservação, mas até o momento não há uma resposta conclusiva. “Não gosto de falar de valores, mas garanto que a reforma não vai custar mais do que umas três Hermés, bolsa que as peruas colecionam aos montes e desfilam por aí”, disse Chica. A medida de valor pode até ser discutível, mas a falta de cuidados da Prefeitura com o patrimônio artístico espalhado pelas ruas da cidade é cada vez mais expressiva.

Fogo amigo?

Marqueteiro de Eduardo Paes e Sérgio Cabral, Renato Pereira confidenciou a amigos que não acredita que o mais novo velho filiado ao DEM logre êxito na campanha deste ano. Considerando que Renato vem negociando há meses com o MP sua delação premiada, é um comentário que faz pensar.

O sem voto

E o Rodrigo Maia, heim? Periga se tornar o primeiro caso de presidente da Câmara não-eleito da história republicana.  Nada que uma emenda parlamentar esperta não resolva.

Me dá isso aqui!

Outra gozação de ontem foi com a foto da convenção do DEM onde Cesar Maia parece estar tomando o microfone das mão de Eduardo Paes. “Disseram que ele ficou com medo do Eduardo começar a falar da Cidade da Música”, ironizou uma raposa felpuda presente ao evento.

Bola ao alto

Não convide para a mesma roda de altinho o senador Romário e o ex-deputado Vivaldo Barbosa. O Baixinho havia convidado Vivaldo para ser candidato ao senado em sua chapa mas, dias depois, Vivaldo foi surpreendido pela notícia do apoio do senador, também, à candidatura de Miro Teixeira. O clima azedou.

#phyno

Tem muita gente boa estranhando a postura, digamos, altiva, que o candidato Índio da Costa adotou, principalmente quando cai na noite carioca. Das duas uma: ou desistiu ou acha que já ganhou e não precisa mais pedir voto.

Vale tudo 1

Em ano eleitoral vale tudo. Um projeto importantíssimo será votado quinta-feira, assim que a Alerj retomar os trabalhos legislativos. Se aprovado, concederá a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da casa, à....professora Marcia Mora na Filosofia Tiburi. 

Vale tudo 2

A iniciativa, que obviamente não tem relação alguma com a eleição, foi proposta pela deputada Zeidan Lula, que vem a ser a querida esposa do presidente do PT, Washington Quaquá.

Eleição sem campanha

Agosto começa amanhã e a gente ainda não sabe quem coliga com quem e nem quais candidatos vão mesmo até o final. Tempos estranhos, tempos sombrios.

---------

LANCE LIVRE

Gilsse Campos e o pianista Zé Maria abrem sábado a programação especial em homenagem aos Pais na Feira da Lavradio. Em um ano, mais de 200 idosos já se formaram no curso básico de informática para terceira idade que a Prefeitura implantou na na Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo.



Tags: crivella, eduardo paes, informe jb, plástica, rio

Compartilhe: