Jornal do Brasil

Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


Bundalelê federal

Jornal do Brasil

A se confirmar hoje a coligação do PT com PSB e PC do B nos estados, o caos estará instalado entre os principais candidatos a deputado federal pelo campo da esquerda no Rio. É como diz o tucano Otávio Leite: “agora a questão é matemática”. A bancada federal do PT  do Rio é formada hoje por quatro deputados candidatos à reeleição: Benedita da Silva, Luiz Sérgio, Celso Pansera e terá companhia de Washington Quaquá, que deverá ser o puxador de votos. Na última eleição, quase todos tiveram menos de 50 mil votos. Com a aliança, disputarão na mesma chapa com nomes como Alessandro Molon (PSB - 87 mil votos em 2014), Jandira Feghali (PC do B – 68 mil votos) e Chico D’Ângelo (hoje no PDT – 52 mil votos), entre outros. Para ver o tamanho da encrenca, Cesar Pansera, o que teve melhor votação pelo PT (58 mil votos) foi eleito pelo  (P) MDB com apoio do então prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, que gora vai tentar também se eleger federal pelo PSD. Em sua última eleição, Alexandre obteve 1142 mil votos. Caxias é um caso tão à parte, que Celso ainda precisará disputar votos na região com outros candidatos de peso: um representante da família Zito, O ex-deputado estadual Dica e o irmão do atual prefeito da cidade, Washington Reis. Vai ser um carnaval.

Enterrando um país

O Conselho Superior da CAPES enviou uma carta dura ao ministro da Educação Rossieli Soares da Silva , sobre o Orçamento para 2019. De acordo com o documento, os cortes serão significativos. A ser aprovada a proposta, a partir de agosto de 2019, serão suspensos os pagamentos de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, atingindo 93 mil pesquisadores. Na área de formação básica, o calote alcançará 105 mil bolsistas a partir de agosto de 2019, acarretando a interrupção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Também serão afetados outros 245 mil alunos e bolsistas de mais de 110 instituições de ensino superior espalhadas por mais de 600 cidades.

Olhar atento

De uma veterana raposa felpuda brizolista, ontem, entre rodadas de uísque no Degrau, após a entrevista de Ciro Gomes na GloboNews: “O PT está fazendo com o Ciro o que fez com Marina em 2014”, vaticinou, arrematando. “É como dizia Brizola: é um partido-escorpião, que te usa pra se salvar mas quando atinge o objetivo não foge à sua natureza e te mata”.

Não matarás?

O vereador carioca e pastor evangélico Otoni de Paula (PSC), cabo eleitoral de Jair Messias Bolsonaro, ocupou ontem a tribuna da Câmara para condenar o Papa Francisco na sua defesa pelo fim da pena de morte no planeta.

Pelas TVs 1

Dica de filme para assistir antes da eleição. Começou a ser exibida no Brasil pela HBO a comédia italiana “L’ora Legale” (A hora da mudança). O enredo trata de uma pequena cidade da Sicília que cansada de viver o caos resolve eleger um prefeito honesto.

Pelas TVs 2

Respaldado pela votação, o alcaide cai dentro: fecha fábricas poluidoras, implanta coleta seletiva, multa infratores, põe abaixo construções irregulares, suspende alvarás e licenças até que...o povo se revolta e tentar desmoralizá-lo para forçar sua renúncia. Fica a reflexão: até que ponto queremos ou estamos preparados para mudar?

Em tempo

E ainda o máximo da ironia. O prefeito honesto chama-se Pierpaolo. Ou seja, Pedro Paulo. Por essa você não esperava, Pepê!

----------

LANCE LIVRE

O professor Michael I. Jordan, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, fará palestra na Coppe/UFRJ, terça-feira. Evento é aberto ao público. O West Shopping realiza hoje ação de conscientização sobre a importância da amamentação materna, em apoio à campanha ‘Agosto Dourado’. Suzy Parker e Yedda Brown farão show amanhã, no Copa Praia Hotel.



Tags: informe jb, pcdob, política, psb, pt, rio

Compartilhe: