ASSINE
search button

O chuvisco azedou

Compartilhar

Para quem já governou o estado, elegeu a mulher sucessora, uma filha estadual e ousou se candidatar a presidente, parece que estamos assistindo a um triste fim de carreira de Anthony Garotinho. Ontem, os vermes que rastejam no submundo da política do Rio (e que andam cheios de dúvidas) tinham uma só certeza: Garotinho já era. O político que surgiu nacionalmente como o “melhor prefeito do Brasil”, dormiu sonhando ser o palanque de Lula no Rio e acordou negociando trocados com siglas absolutamente inexpressivas, está numa sinuca de bico. Se por um lado fechou o apoio da Universal e do seu PRB, trouxe para si a companhia do Bispo Crivella, prefeito com a pior avaliação desde que a Guanabara foi unificada ao Rio de Janeiro. De apoios concretos, Garotinho entra no grid de largada em aliança com o Partido da Mulher Brasileira (majoritariamente formado por homens), do PROS (que só aceitou aliança quando Clarissa G trocou a candidatura de federal pela de estadual) e do valoroso PTC de Daniel Tourinho, cuja grande contribuição à história republicana foi lançar à cena nacional um cidadão chamado Fernando Collor de Mello.  Pouco, muito pouco para quem despontou na eleição estadual como um dos favoritos e agora vê o primeiro time, formado por Eduardo Paes e Romário, disparar na dianteira. Mas Garotinho é Garotinho. E, até o dia 15, tudo pode acontecer. 

Dona da banca 

Das várias diatribes relacionadas às convenções do fim de semana, chamou atenção mesmo o encontro do PC do B. Quem chegou ao local do evento dava de cara com um imenso outdoor de Jandira Feghali que dominava totalmente a decoração do palco. Leonardo Giordano, candidato ao governo, até ganhou duas bandeirinhas ao lado da poderosa. Mas tem gente até agora procurando alguma referência ao nome da Manuela D’Ávila. 

Capitão escarlate

Ontem mesmo começou a circular um vídeo com um primeiro jingle de Bolsonaro presidente nas redes sociais. Tem de tudo, gente trabalhadora, candidato sorrindo, e até baculejo da PM em favelas. Mas um detalhe chama atenção. Aos 14 segundos, imagens mostram uma mulher pendurando na varanda uma bandeira vermelha com três ícones iguaizinhos aos da bandeira da CUT. Certamente trata-se de alguma mensagem subliminar. 

Alberto Dines 

A coluna tentou checar a autenticidade do video. Flavio Bolsonaro disse que não é oficial. Mas sua assessoria diz que sim. Como se vê, anda difícil exercer o bom jornalismo.

Cirão...da massa? 

Falando ainda nas convenções do fim de semana, chamou atenção a quantidade de militantes do PSB ostentando adesivos da campanha de Ciro Gomes à Presidência. 

O?cina de reparos 

Errei sim, manchei meu nome. O prefeito petista de Maricá que postou fotos todo pimpão ao lado de Eduardo Paes no sábado chama Fabiano Horta. A gente jura que não errou de propósito só pra perturbar a Marcia Mora na Filosofia Tiburi que ficou PT da vida com o registro da traição. 

Salve o verde 

Vem aí um novo canal de TV inteiramente dedicado ao meio ambiente e a preservação da Floresta Amazônica. O Amazon Channel Television começa a operar até o fim do ano com conteúdos exclusivos, fechado inicialmente apenas para assinantes. 

Ridi, pagliaccio 

E o Tiririca heim? Depois de anunciar que ia abandonar a vida pública por desgosto, resolveu tentar emplacar mais quatro anos de boquinha. É a tal história: pior que tá, fica.

__________

LANCE LIVRE

• O deputado Celso Jacob presidirá terça-feira a sessão da CLP em que será realizado o seminário sobre a Lei do Aprendiz, na Câmara dos Deputados. O grupo GO2 Coaching promoverá o workshop “Mulheres que transformam mais” quarta-feira, no espaço Vogue Square.