ASSINE
search button

Tutti buona gente

Compartilhar

Em ano eleitoral vale tudo. O ex-ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, atual deputado pelo (P) MDB deixou o governo, mas mantém firmes suas garras e nomeações na Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO). Algumas por gratidão, outras por votos. O diretor de gestão interna, Leonardo Maciel, ex-presidente da Rio Eventos, gerenciou obras olímpicas e do Porto Maravilha, foi envolvido nas investigações da Lava Jato sobre a compra de brita da Tamoio Mineração, empresa da família Picciani.  O time da família inclui ainda Bruno Feitosa Barbosa, diretor de Relações Institucionais que foi sub do próprio Leonardo na Secretaria Estadual de Habitação no governo Cabral, e Alexandre Cerruti, ex-vereador que pertencia ao grupo de Cesar Maia e bandeou-se para o (P) MDB. Mas o melhor quadro é sem dúvida o procurador Ricardo Marques de Almeida. Em maio, ele foi preso pela PM por porte de cocaína, desacato e tentativa de suborno. Segundo relato dos policiais ele ofereceu R$ 300 para não ser preso em flagrante. O caso acabou na 13ª DP. 

Barraco ambiental 1 

Segue firme a briga entre o deputado André Côrrea, do DEM, ex-secretário do Ambiente com o ambientalista Rogério Rocco.  O parlamentar tenta na justiça tirar do ar o site de Rogério, por tê-lo acusado de expedir licença para o Terminal Portuário de Macaé, sem observância das exigências legais. A ação do deputado foi rejeitada por duas vezes mas ele apelou. 

Barraco ambiental 2 

Apesar do MP e da Defensoria Pública se manifestarem contra a apelação, o caso foi parar nas mãos do juiz Flávio Itabaiana, o mesmo que condenou 23 jovens pelas manifestações de 2013, que acatou a apelação. 

Barraco ambiental 3 

O patrono da ação do deputado é o advogado Carlos Henrique Brinckmann, que aparece em consultas de ações contra políticos do PP. Desde dezembro de 2017 ele bate ponto no gabinete do vice-governador Francisco Dornelles, com remuneração mensal de cerca de R$ 10 mil. Dois dias depois de sua nomeação, ele entrou com a ação contra Rogério. 

Chapa quente 

A decisão de Eduardo Paes de contratar o marqueteiro baiano Maurício Carvalho, ex-pupilo de João Santana e que fez as campanhas de Fernando Haddad e Alexandre Padilha, entre outros, gerou reações entre os candidatos a deputado do (P) MDB. “Melhor teria se tivesse contratado um pai de santo”, reclamava ontem uma raposa felpuda do partido. 

Judeus de esquerda 

A Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação, entidade conhecida por congregar judeus de esquerda, fará na quarta-feira um debate sobre o fascismo. A ideia é criar um contraponto à famosa e polêmica visita de Bolsonaro à Hebraica. 

Divina Jane

Cantora, performer e ativista LGBT, Jane Di Castro recebe hoje na Alerj a Medalha Tiradentes. Durante a cerimônia, Jane cantará repertório composto por canções de Édith Piaf e Cauby Peixoto. Também se apresentarão outros  artistas transexuais que formarão um coral. Jane Di Castro, que completou 50 anos de carreira em 2016, será a primeira artista transexual a receber a maior honraria da casa.

Turismo cabeça 

Sinais de vida no mercado de eventos do Rio Somente este mês a cidade receberá 18 eventos técnicos e científicos que movimentam o turismo. Um dele é o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, marcado para o dia 20,  que desde 1984  não era realizado na cidade.

__________

LANCE LIVRE

• O Grupo CON inaugurou o serviço pioneiro “Alô CON”, linha telefônica 24 horas para atender e oferecer apoio a familiares e pacientes com câncer. Dinos Experience, primeira megraprodução interativa de dinossauros da América Latina, chega ao Via Parque no dia 25 de agosto.