ASSINE
search button

'El País': EUA controlam a expansão dos drones com fins recreativos

Governo Obama cria um sistema de registro dos aparelhos não tripulados

Compartilhar

Matéria publicada neste domingo (27) no El País, conta que os drones foram apontados como um dos presentes mais populares deste Natal nos Estados Unidos. Estima-se que foram vendidos 400.000 aparelhos pilotados a distância, um quinto das vendas anuais no mundo. A expansão preocupa o Governo de Barack Obama. O medo é que os céus se encham de drones sem registro. Pouco antes das datas de maior movimento no comércio, o Governo anunciou um regulamento para garantir o uso seguro dos artefatos com fins recreativos.

O cidadão americano que tenha um drone com peso entre 250 gramas e 25 quilos comprado depois da última segunda-feira deverá registrar o aparelho antes de começar a usá-lo ao ar livre, segundo a normativa da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). Quem já possuía drones tem até fevereiro para registrá-los. Não comunicar os dados do artefato e o contato de seu proprietário pode levar a multas de até 250.000 dólares e três anos de prisão.

A reportagem afirma que desde 2012, a lei não requer uma licença para quem opera um drone com fins recreativos a menos de 121 metros de altura, desde que mantenha contato visual com o aparelho e este não voe perto de aeroportos nem sobrevoe eventos esportivos ou concentrações de gente. Agora, a FAA dá mais um passo com o sistema de registro, que se baseia nas recomendações de um painel de especialistas, fabricantes e usuários. O objetivo é saber, aproximadamente, quantos drones recreativos existem nos Estados Unidos e educar a população a evitar usos impróprios.