ASSINE
search button

Resultado das eleições presidenciais no Equador ainda indefinido

Compartilhar

Os resultados das eleições para a Presidência do Equador, realizadas no domingo (19), seguem indefinidos, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), já que os dados existentes até agora não permitem determinar se haverá ou não um segundo turno entre o candidato governista Lenin Moreno (39,13% dos votos) e o opositor Guillermo Lasso (28,13%). As informações são da agência de notícias argentina Télam.

Os dados atuais mantêm ainda a possibilidade de um segundo turno, no próximo dia 2 de abril, mas ainda resta fazer uma contagem precisa dos votos suficientes para que o governista alcance o mínimo requerido para vencer no primeiro turno.

Isto porque, no Equador, é possível ser eleito presidente em primeiro turno com o apoio de apenas 40% do eleitorado – desde que haja uma diferença de pelo menos 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

"Ninguém nem nada vai parar esta revolução; ganhamos estas eleições numa disputa justa", afirmou Moreno, acompanhado pelo presidente Rafael Correa e um grupo de seguidores, logo após escutar os resultados das pesquisas de boca de urna.