ASSINE
search button

Ministério das Relações Exteriores russo acusa EUA de tentar organizar embargo econômico

Compartilhar

O vice-chanceler russo Sergei Ryabkov declarou na terça-feira (28) que os inimigos da Rússia no Congresso dos EUA tentam organizar uma espécie de embargo econômico através de um projeto que impedirá o presidente Donald Trump de aliviar as sanções contra Moscou.

"Está previsto endurecer as restrições e, por meio de chantagem, obrigar os países terceiros a segui-las", aponta Ryabkov.

Segundo ele, "não se pode excluir a aprovação desta lei", tomando em conta "o ambiente antirrusso que predomina no Capitólio".

"Parece que os legisladores americanos serão capazes de ultrapassar o hipotético veto presidencial", acrescentou o vice-chanceler russo.

Ao mesmo tempo Ryabkov destacou que o Ministério das Relações Exteriores russo "não dramatiza a situação", já que Trump e a sua equipe precisarão de tempo para definir as prioridades.

Por fim, o vice-chanceler russo deixou claro que Moscou "avalia, registra e toma em conta todos os sinais provenientes de Washington".

Em janeiro um grupo de senadores dos EUA apresentou um projeto de lei sobre sanções contra pessoas físicas e jurídicas da Rússia por investimento no setor de exploração de recursos minerais, oleodutos e projetos nucleares civis. Além disso, o projeto prevê sanções contra a participação em projetos de privatização na Rússia.

> > Sputnik