Jornal do Brasil

Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Internacional

'NYT': Morre aos 101 David Rockefeller, filantropo e banqueiro

Bilionário comandou Chase Manhattan Bank , hoje JP Morgan Chase

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano The new York Times publicou uma longa matéria sobre a morte do bilionário filantropo David Rockefeller, nesta segunda-feira (20).

O texto conta que ele faleceu aos 101 anos, enquanto dormia em sua casa, em Pocantico Hills, Nova York. 

Times diz queo bilionário era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, cofundador da Standard Oil, criada em 1870, e considerada a maior empresa de petróleo da história. 

> > The New York Times David Rockefeller, Philanthropist and Head of Chase Manhattan, Dies at 101

De acordo com a publicação, com a morte de seus irmãos mais velhos, Rockefeller estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Ele também comandou e foi o principal acionista do Chase Manhattan Bank (hoje JP Morgan Chase). 

Para comemorar seu 100º aniversário em 2015, ele doou 4 mil quilômetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine, destaca o Times
Para comemorar seu 100º aniversário em 2015, ele doou 4 mil quilômetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine, destaca o Times

Para comemorar seu 100º aniversário em 2015, ele doou 4 mil quilômetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine, destaca o Times. 

Como filantropo, David Rockefeller se destacou por seu apoio às artes e por financiar a criação do Rockefeller Center, o Museu de Arte Moderna de Nova York, a Universidade Rockefeller e a construção do World Trade Center, entre outros. Além disso, reuniu uma das mais valiosas coleções de arte do planeta, com obras de Pablo Picasso, Paul Cézanne e Henri Matisse.

Nos últimos anos, apesar da avançada idade, David Rockefeller manteve sempre uma vida muito ativa, com várias viagens e aparições públicas, descreve o noticiário.

Rockefeller nasceu em 1915. Ele foi criado em Nova York, em uma mansão de nove andares, com quadra de squash, ginásio e um órgão musical, finaliza o NYT.

Tags: análise, commodities, Cuba, Dólar, economia, estagnação, EUA, inflação, trump

Compartilhe: