ASSINE
search button

Ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye é presa

Prisão ocorreu após depoimento de nove horas

Compartilhar

A ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye foi presa nas nas primeiras horas na madrugada desta quinta-feira (30) (madrugada de sexta-feira na Coreia), um dia após a ex-líder do país prestar mais um depoimento à Procuradoria.

A Corte Constitucional da Coreia do Sul havia aprovado o impeachment no último dia 10 de Park Geun-hye, envolvida em um escândalo de corrupção. O impeachment já tinha sido aprovado em dezembro no ano passado pelo Parlamento e foi ratificado pela Corte com voto unânime dos oito juízes. 

Park Geun-hye foi a primeira mulher a ocupar o cargo político mais alto na Coreia do Sul e também sofreu o primeiro impeachment na jovem fase democrática do país de três décadas.

Aos 64 anos, ela assumiu a Presidência em 2014, após vencer a maior votação da história democrática da Coreia do Sul. Chegou ao poder apoiada por coreanos mais velhos, que acreditavam que ela seria uma versão contemporânea de seu pai, o ditador militar Park Chung-hee, tido como modernizador do país. Mas Park contrariou as expectativas e foi a líder mais impopular desde o final dos anos 1980.

A mandatária é acusada de permitir que uma amiga íntima de mais de 40 anos, Choi Soon-sil, filha de um líder de uma seita religiosa, exercesse influência em assuntos do governo, como nomeações, e usar sua relação para extorquir milhões de dólares de empresas do país.   

O gabinete da presidente informou que ela passará toda a sexta-feira em seu escritório na Blue House e que não terá compromissos públicos. "Devido a alguns problemas em sua residência privada em Samseong-dong, ao sul de Seul, Park está impossibilitada de se transferir para sua casa e permanecerá nas salas presidenciais", disse uma fonte.