ASSINE
search button

Bento XVI é visto com relógio de emergência para idosos

Equipamento serve para chamar ajuda em caso de mal-estar súbito

Compartilhar

A revista italiana "Chi" publica, em edição que sairá nesta quarta-feira (26), uma série de fotos que mostram que o papa emérito Bento XVI está usando um relógio "salva-vidas" ou relógio de emergência para idosos.    

O equipamento de pulso é um "aparelho médico que serve para chamar ajuda em caso de mal-estar súbito", informa a publicação.    

Aparelhos do tipo são utilizados na Itália, especialmente, por pessoas idosas que levam vidas independentes.    

Joseph Ratzinger, que completou 90 anos no dia 16 de abril, está afastado da vida pública e só aparece em momentos de celebração - como nas visitas de seu sucessor, o papa Francisco, ou em datas especiais da Igreja Católica. Por isso, seu estado de saúde é mantido de maneira sigilosa pelo Vaticano.    

"Trata-se de uma preocupação necessária, visto que Bento XVI mesmo tendo aparecido bem de saúde na festa de seu aniversário. Mas, no passado, ele teve alguns problemas físicos que lhe aconselham prudência", relatou a revista.    

A referência da publicação refere-se a uma queda sofrida por Ratzinger em julho de 2009, quando ele fraturou o pulso e precisou ficar com o pulso imobilizado.