ASSINE
search button

Procuradoria confirma 26 mortes por violência em protestos na Venezuela

Compartilhar

Os incidentes de violência causaram 26 mortes durante as últimas semanas na Venezuela, marcadas por uma onda de protestos a favor e contra o governo e atos de vandalismo, informou a Procuradoria Geral do país nesta terça-feira (25). As informações são da agência EFE.

"Até hoje, por estes fatos violentos, 26 venezuelanos perderam a vida, sendo quatro adolescentes e 22 adultos", informou a procuradora-geral Luisa Ortega Díaz. Ela disse ainda que 437 pessoas ficaram feridas e 1.289 foram detidas, das quais 65 permanecem privadas de liberdade, e outras 217 serão levadas aos tribunais. Esses atos de violência foram registrados "na maioria dos estados, exceto em seis", informou.

Solidariedade e diálogo

Luísa Díaz expressou solidariedade e condolências aos familiares e amigos das vítimas e "repúdio à violência como arma de ação política. A política não deve nos conduzir à guerra, a política é o exercício do diálogo", afirmou.

Do total de vítimas fatais, oito morreram eletrocutados durante um assalto a uma padaria em Caracas, ao entrarem em contrato com água e eletricidade, disse a procuradora-geral,.

O Ministério Público venezuelano abriu 26 investigações para determinar cada uma das causas das mortes dessas pessoas. Até o momento, há mais de 12 mandados de captura contra pessoas relacionadas com as mortes.