ASSINE
search button

A voz das juventudes nas eleições (VII) 

Compartilhar

No próximo domingo (2) teremos um compromisso com a democracia e para garantir um processo aberto e imparcial de debates nesta coluna, convidamos inúmeros candidatos a vereadores, de diversos partidos, para falar um pouco das suas trajetórias política e de suas propostas para a cidade do Rio de Janeiro. O nosso convidado de hoje é o advogado e musico Claudio Castro do Partido Social Cristão (PSC).

Claudio é missionário e evangelizador. Católico, defende políticas públicas a favor da vida. Como ex¬Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Márcio Pacheco liderou a organização de trabalhos políticos e legislativos em defesa da vida, de crianças e adolescentes em situação de risco, de pessoas com deficiência, de combate às drogas, contra os ideais da ideologia de gênero em nossa sociedade. 

Membro da Pastoral Familiar e da Renovação Carismática Católica, atua como Coordenador Arquidiocesano do Ministério de Fé e Política. Um jovem político que acredita na política do bem comum, e que luta por um Rio com mais qualidade na saúde, na educação, na cultura, na mobilidade urbana, na segurança, da sociedade em que vivemos. 

Educação 

Garantir prioridades na educação com a participação de todos! Uma educação de qualidade deve atender indistintamente a todos. Para esse Rio que olhamos. Um Rio de inclusão. Precisamos dar condições para o carioca estudar, trabalhar, viver. Fazer da busca por mecanismos de eficiência dentro do sistema público e por um ensino público, gratuito e de qualidade, a nossa meta. Além do fortalecimento e investimento de recursos para professores e profissionais envolvidos na rede municipal. 

O Rio precisa do bem na EDUCAÇÃO. O direito de todos os cidadãos a uma educação básica de qualidade é reconhecido entre os Direitos Fundamentais da Pessoa Humana. Lutamos pela inclusão de todos, pela qualidade do ensino,  por salários dignos para professores, pelo acesso de crianças e adolescentes na escola.Queremos apoiar o investimento de recursos para fortalecer e equipar as escolas na cidade do Rio e trabalhar pelo aumento de número de creches populares em horário integral. Queremos fortalecer o ensino e a educação inclusiva. Defendemos o ensino religioso confessional na rede pública municipal, bem como todos os professores de religião.

Saúde

Valorizar profissionais, garantir atendimentos de qualidade, cuidar! Sabemos que a cidade do Rio necessita e merece uma política de saúde que garanta os direitos de todos os seus cidadãos, sem exclusão. Uma política comprometida em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida. A saúde plena que buscamos para todos relaciona-se às condições dignas de trabalho, de saneamento básico, de qualidade do transporte, de políticas de educação, e de inclusão. Queremos contribuir para o fortalecimento, valorização e ampliação do sistema de saúde em nossa cidade. Vamos trabalhar para municipalização de todas as vagas dos hospitais que estejam no território do município do Rio de Janeiro. Setorizar a regulação a situação das vagas por regiões. Valorização dos sistema de saúde e da qualidade no atendimento. 

Vamos trabalhar por políticas públicas que promovam a formação de equipes multidisciplinares nos setores de atenção à saúde. Buscar direitos e tratamentos iguais para pessoas com deficiência no município do Rio. Criar programas especiais de acesso à saúde e assistência integral das  mulheres e crianças. Promover o tratamento integral para pessoas com deficiência no Rio de Janeiro. Trabalhar pela capacitação e aprimoramento da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Cultura

Cultura é vida! Acreditamos que a Cidade que clama por segurança, justiça e paz coloca o cidadão exposto a situações de vulnerabilidade. Entendemos que o acesso a cultura é uma alternativa para se promover e consolidar uma cultura de paz através do fortalecimento da Cidadania, dos Direitos Humanos, da Dignidade da Pessoa Humana através dos mecanismos culturais. Precisamos criar ainda mais projetos e ofertas acessíveis para todos fortalecendo as políticas municipais de cultura. Como incentivar ações culturais acessíveis para as pessoas com deficiência. Fortalecer o Conselho Municipal de Cultura. Trabalhar por políticas públicas de cultura do Município. Promover e integrar políticas culturais e de educação na cidade.

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.