ASSINE
search button

Dupla oferece curso de literatura com viagens pelo mundo

Compartilhar

Cursos de literatura dados nos países e locais onde as histórias se passam,  são a grande novidade da empresa PHILOS & SOPHIAS, empresa que será inaugurada dia 14 de dezembro, no Fórum de Ipanema.

A ideia nasceu de um grupo de alunos que se reúnem todas as quintas feiras – em um curso chamado Os Clássicos, realizado na PUC-Rio - para um mergulho nas grandes obras da Literatura e seus diálogos com o mundo  das artes.

O grupo reúne médicos, engenheiros, advogados, arquitetos, empresários, designers, professores, cientistas sociais, enfim, profissionais dedicados aos mais diversos campos do saber, mas que, em comum, tinham o desejo de mergulhar filosoficamente nos universos da literatura e das artes e nas suas leituras possíveis.

Depois de quase três anos juntos e de terem visitado o sítio de Tróia, através das narrativas homéricas, o Império Romano, juntamente com Virgílio, e mesmo o Irã, o Iraque, a Índia, a China e boa parte do oriente, através do “Livro das mil e uma noites” – o grupo propôs a professora fundir ficção e realidade e fazer com que as viagens literárias fossem também percursos reais.

A professora Sandra Guimarães então se uniu a uma das alunas, Dolores Piñero - executiva do ramo de hotelaria e turismo com mais de 10 anos de experiência no setor, e dessa união  nasceu a  proposta de unir de formas diferenciadas – através de cursos e viagens – philos & sophias, ou seja, amor e conhecimentos.

VIAGENS PROGRAMADAS:

Para o ano de 2017 e 2018  já estão programadas as seguintes viagens:

O Oriente das Mil e uma noites: Viagem ao Irã, de 9 a 24 de abril de 2017 -  Uma viagem inusitada por lugares santos e cidades milenares, a partir de contos selecionados no “ Livro das Mil e uma Noites.” A ideia da viagem é confrontar a realidade histórica com o mundo ficcional.

A Rússia através do olhar de Tolstói, Dostoievisk e Tchehov, visitando palácios e lugares históricos, de 12 a 31 de julho. Deverá ser realizada visita ao Teatro de Arte de Moscou e assistir a uma peça de Tchehov. E está sendo negociada uma visita aos bastidores do Bolshoi.

Dentre as cidades presentes neste roteiro constam Melikhovo, onde se encontra a casa-museu Tchecov. Iasnaya Polyana onde Lev Tolstói nasceu e viveu a maior parte de sua vida. E ainda cinco dias na Transiberiana. Devemos ainda  passar por locais como: A Fortaleza de Tobolsk, que era um antigo presídio de passagem, até que os prisioneiros fossem para outros locais. Por lá passaram o escritor russo Fiódor Dostoiévski, o czar Nicolau II e milhares de vítimas do regime de Josef Stálin. E ainda por cidades como Omsk, onde Dostoiévski passou quatro anos nos trabalhos forçados;  Semipalatinsk que, por sua vez, foi local de cinco agonizantes anos de exílio; Kuznetsk, onde casou com sua primeira esposa e  Staraya Russa, onde por oito anos Dostoiévski, sua segunda esposa e filhos passaram seus meses de verão.

Paris é uma Festa! –esta viagem deverá ser realizada até o final de 2017, sem data marcada ainda.  A viagem vai enfocar  a criação Literária e os prazeres de Hemingway, Fitzgerald, Joyce e companhia na França dos anos 20. Será uma imersão literária acompanhada de degustação gastronômica e de vinhos. O curso será ministrado por Sandra Guimarães  e pelo Joseph sommelier e embaixador de Bordeaux no Brasil.  O curso vai gerar uma viagem a Paris, onde será realizado, entre outros, o percurso de Hemingway, e  Fitzgerald até Lyon. Na viagem, além dos principais redutos frequentados por estes escritores, faremos ainda um roteiro enogastronômico inspirado neles e totalmente fora do circuito turístico.

As demais viagens ainda não tem data marcada:

Caminho de Dom Quixote: na Espanha percorrendo as cidades da viagem do Cavaleiro da triste figura incluindo o Sul da Espanha e partes no norte da África, com a influência dos “morros” e do império otomano.

O sítio de Troia, Grécia e Itália na companhia de Homero, Virgílio e Dante: em profundo um mergulho nos arquétipos clássicos da mitologia greco-romana.

A Argentina de Borges e Cortázar: Um passeio labiríntico pela Argentina histórica.

A Colômbia e o México de Gabriel Garcia Márquez e o Peru de Vargas Llosa: A imersão em um mundo de realismos mágicos.