ASSINE
search button

Retail Executive Summit reúne 350 lideranças do varejo brasileiro e americano

Compartilhar

Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, abriu o evento destacando a proposta do encontro. “Nós queremos aproveitar, estando fora do Brasil oxigenados por tudo o que acabamos de ver, para olhar de uma maneira diferente para o nosso presente e nosso futuro, um pouco fora da característica da visão local e cotidiana. Por incrível que pareça, há momentos em que a distância permite uma visão mais nítida e seguramente mais precisa, menos apaixonada, e é isto que este evento se propõe", pontuou.

A manhã começou com Patrick O’Reilly, presidente e COO da ATP, uma empresa da Mastercard Company, apresentou sua visão sobre tecnologia e novos modelos de negócios e como isso se incorpora com a realidade do varejo. Em seguida, Nicolas Franchet, Diretor Global de Estratégia Vertical do Facebook, destacou a questão da mobilidade e como o celular irá interagir cada vez mais com os negócios. Tod Johnson, Presidente e CEO da NPD Group, apresentou pesquisa com mais de 15 países sobre perspectivas futuras de consumo, incluindo o Brasil neste contexto global.

O presidente da marca 365 by WholeFoods, Jeff Turnas, apresentou seu caso de sucesso com a marca que foi criada para atender às exigências dos consumidores da geração Millennials, “uma grande mudança de conceito e que precisamos levar para o Brasil”, avaliou Alexandre Machado, sócio-diretor da GS&Consult, consultoria especializada em Varejo e Consumo.   

Professor da Universidade de Columbia, co-fundador e diretor do BRICLab, o brasileiro Marcos Troijo, compartilhou algumas tendências globais de consumo e apontou perspectivas positivas sobre como Brasil estará inserido neste contexto a médio e longo prazo. Já a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, fechou a manhã trazendo dados da realidade brasileira e traçando um paralelo com outros países que vivenciaram crises como a que o país atravessa atualmente, sugerindo alguns caminhos para superação. “Este será um ano de transição. Ainda estamos vivendo o 2o. ato”, alertou Zeina.

À tarde, a apresentação mais aguardada do dia, com a participação de Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve System (1987-2006), que em um bate-papo conduzido por Marcos Gouvêa de Souza, reconheceu que vivemos em uma era de incertezas, o que exige uma liderança dinâmica. “Mas, ao mesmo tempo, ele colocou sua percepção que reafirmou aquela que assistimos na apresentação do atual presidente do Federal Reserve, na NRF, que a despeito das turbulências em torno da sucessão presidencial nos Estados Unidos, não se espera que possa acontecer, nos próximos dois anos, alguma grande crise financeira pela forma com a qual todo sistema está estruturado, organizado e controlado”, avaliou Gouvêa. Greenspan também colocou sua visão sobre o Brasil e mostrou preocupação especialmente com as elevadas taxas de juros no país, fato inibidor de um maior crescimento econômico.

Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e um dos co-fundadores do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), fechou o Retail Executive Summit com a visão do empresário brasileiro frente a nova realidade econômica, política e social. “Muitos de nos varejistas não nos damos conta de que somos a ponta de lança dessa transformação”, pontuou Flávio Rocha. “Ele trouxe uma visão sobre qual deveria ser o posicionamento do setor empresarial brasileiro, assumindo o necessário protagonismo nos grandes temas nacionais”, destacou Gouvêa.