ASSINE
search button

'Le Figaro': Rio 2016 registrou 59 tiroteios e 14 mortes, diz Anistia Internacional

Enquanto parte da cidade é exposta às armas de fogo, a outra se diverte a luz de olofotes

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (23) no periódico francês Le Figaro fala que as autoridades do país entrevistadas após a Olimpíada responderam ás perguntas com tom de vingança, satisfeitas por não ter acontecido algum grande acidente e com o funcionamento razoavelmente correto das infraestruturas, apesar das dificuldades iniciais na Vila Olímpica. Uma pesquisa do Ministério do Turismo mostrou, inclusive, que 90% dos turistas querem voltar à cidade.

O jornal francês aponta que apesar do aparente sucesso dos Jogos Olímpicos, a população está “dividida” quanto ao valor real do legado que deixará. As críticas são mais contundentes quando os entrevistados moram longe do centro da cidade. 

> > Le Figaro Quelle nation a vraiment remporté les Jeux Olympiques de Rio?

Le Figaro destaca que muitas favelas viveram sob o fogo cruzado da guerra do tráfico durante a Olimpíada. De acordo com a Anistia Internacional, no período houve 59 tiroteios e 14 mortos. O diário também fala sobre a desigualdade marcante que sempre existiu no Rio.

São duas facetas de uma mesma cidade: uma se submete às armas de fogo, e a outra vive sob a luz dos projetores, finaliza o Le Figaro.