ASSINE
search button

A vergonha maior não é dos criminosos, e sim dos velhos magistrados

Compartilhar

Se todas as acusações que estão vindo à tona no Brasil forem verdade, não é a classe política, os contraventores, os bandidos, os operadores, os doleiros que devem ficar envergonhados. O constrangimento maior é dos velhos magistrados, que claramente viram tudo ao longo das últimas décadas e nunca usaram a justiça para que isso acabasse.

A consciência do povo brasileiro é que isso não começou há dez anos, é assunto que deve ter sempre existido no Brasil, e nunca a Justiça quis agir.

A vergonha maior são dos homens da própria Justiça, que devem ter tido nas mãos, nas últimas décadas, vários processos de todos esses citados, que sempre são os mesmos.

O caso mais emblemático, o ícone dos casos da corrupção, aconteceu há quase 30 anos:  em 1987, o jornalista Jânio de Freitas, num furo de reportagem, antecipou os resultados da licitação da ferrovia Norte-Sul. Ele publicou na Folha de S. Paulo, cinco dias antes dos resultados, um anúncio classificado cifrado com os dados dos 18 vencedores, revelando a farsa. 

O que aconteceu com os implicados? 

Sorte do jornalista, que quase foi sentenciado.