ASSINE
search button

JB - Uma história que não acabou

Compartilhar

Neste momento de profundas e radicais mudanças na imprensa mundial, com o jornal impresso sendo o veículo mais atingido pela força das mídias sociais eletrônicas, decidimos retornar com o JORNAL DO BRASIL em papel. Estamos, portanto, na contramão da história? O que nos motiva a enfrentar esse enorme desafio diante da profunda crise que abate a maioria dos jornais impressos em todo o planeta?   

Em primeiro lugar, entendemos que o JB impresso ainda possui leitores ávidos -- no Rio de Janeiro e no Brasil -- pelo retorno dessa marca genuinamente carioca, que foi fonte de informação e cultura de gerações em nossa cidade e em todo o país. Por elas, tomamos esse imenso desafio.      

Nossa iniciativa não tem como objetivo a criação de mais um jornal impresso, mas retornar com o JORNAL DO BRASIL!  Sim, este é um título que traz em suas páginas, a história do Brasil e do jornalismo brasileiro, marcado, fundamentalmente, por seu papel em defesa dos interesses nacionais.   

Vamos, portanto, refazer da consagrada trajetória do JB impresso, o nosso compromisso, mas atentos à velocidade das mudanças tecnológicas impostas pelas novas mídias. Ainda este ano vamos lançar pela internet um Portal de notícias e a JB-TV, nossa grande novidade, com jornalismo 24 h no ar.   

Daremos continuidade ao que sempre fez o JORNAL DO BRASIL e o tornou referência na imprensa de nosso país: dizer a verdade, contar o fato, fazer do acontecimento, notícia. As opiniões serão livres. A notícia jamais!  E, claro, vamos contestar sempre que necessário.   

Para os múltiplos desafios de relançar o impresso, o Portal e a JB-TV, convidamos jornalistas e colaboradores que além do talento apresentam em suas trajetórias profissionais a palavrachave de nossa atividade: credibilidade. Assim pretendemos levar aos nossos leitores a certeza de que serão informados de maneira precisa e isenta.    

O grave momento político e econômico que atravessa o Brasil exige que veículos de mídia consagrados pela história, como o JORNAL DO BRASIL, estejam ao lado da população e em defesa de nossa democracia, hoje desafiada pela corrupção sistêmica, pela falência das instituições públicas, particularmente no Estado do Rio de Janeiro, e pela violência nos grandes centros urbanos. 

>> Veja aqui a edição impressa

Resumimos o compromisso do JORNAL DO BRASIL em um decálogo:

Opinião

1. Defenderemos a democracia ocidental e o pluralismo político.   

2. Defenderemos a liberdade de expressão.  

3. Denunciaremos, sistematicamente, a corrupção.   

4. Exigiremos ética e transparência nas instituições estatais.  

5. Defenderemos a sociedade dos grupos que historicamente   dominam as instituições políticas, de forma hereditária, em detrimento da alternância do poder.   

6. Defenderemos a sociedade contra os abusos do Estado, exigindo transparência de quem, politicamente, tem a função de gerir nossos impostos.   

7. Defenderemos a livre economia.   

8. Vamos  expor, combater e contestar os oligopólios de importantes segmentos da economia brasileira que atuando com a conivência legal do Estado, obtêm lucros “ilegais e abusivos”, exclusivamente, pela concentração de suas atividades, em detrimento da maioria da população.   

9.  Expor, combater e contestar os privilégios das organizações patronais e de empregados, cuja estrutura de poder prejudica o conjunto de quem produz e paga pela manutenção dessas instituições.    

10. Dizer a verdade. Sempre.    

Estar ao lado do cidadão e defender os princípios e os pilares da democracia sempre foi e continuará sendo o compromisso do nosso JORNAL DO BRASIL. No papel e na internet.   Trata-se de um enorme desafio retornar o JB às bancas. Todavia, mais do que tudo, é uma honra estar à frente deste projeto que devolve ao Rio e ao Brasil uma parte valiosa da sua memória, pois o que mora na alma, não morre. Assim é o JORNAL DO BRASIL.   O Rio de Janeiro tem futuro!   

O retorno do JORNAL DO BRASIL é uma bela prova.  

* Presidente