ASSINE
search button

'Washington Post': Massacres em prisões no Brasil expõem dura guerra de gangues

Reportagem descreve ação do PCC e CV 

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (18) pelo Washington Post conta que desde o primeiro dia do ano, uma onda de terríveis massacres vem acontecendo em prisões no norte e no nordeste do Brasil, deixando mais de 110 presos mortos, muitos decapitados e estripados. Trata-se de uma guerra de gangues envolvendo o Comando Vermelho (CV), uma das maiores organizações criminosas da América do Sul, com sede em São Paulo. A aliança de 23 anos das gangues terminou em setembro de 2016 quando o PCC declarou guerra, citando traições do CV. Algumas semanas mais tarde, os distúrbios nas prisões, lideradas pelo PCC em três estados mataram cerca de 20 pessoas, prenunciando a sangria de janeiro.

A reportagem do Post afirma que as gangues dos presídios brasileiros exercem imenso poder nas ruas e comandam a violência com uma dinâmica de expansão competitiva. Depois de dominar e transformar os mundos criminosos de seus respectivos Estados de origem nos anos 90, o PCC e o CV estão agora colonizando prisões, periferias urbanas e rotas de tráfico em todo o país. A briga pelos mercados criminosos do Brasil está em andamento.

A corrupção não é novidade no Brasil. Então por que de repente derrubou um presidente?

Com tanta coisa em jogo, as recentes mortes na prisão podem ser apenas as perturbações iniciais de um conflito prolongado e devastador. A capacidade dos bandos carcerários brasileiros de orquestrar ataques terroristas pode transformar as cidades e fronteiras do país em zonas de guerra, enquanto seu domínio do sistema penitenciário significa que as medidas de repressão do Estado e a expansão das prisões só podem torná-las mais fortes.

Como começaram essas gangues?

O CV surgiu na década de 1970, das masmorras da ditadura militar do Brasil, fruto de uma política equivocada que envolveu militantes esquerdistas junto com criminosos comuns. Os fundadores do CV recolheram técnicas organizacionais dos militantes e forjaram um novo tipo de gangue de prisão que entregava ordem social e bem-estar aos prisioneiros juntamente com a resistência coletiva contra funcionários abusivos. Na década de 1980, o CV dominava não apenas as prisões do Rio, mas também a maioria de suas favelas e o comércio de drogas de varejo que opera a partir delas, descreve o Post.

> > Washington Post Brazil’s prison massacres are a frightening window into gang warfare

As quadrilhas de São Paulo, a 250 quilômetros de distância, permaneceram fragmentadas até 1993, quando sobreviventes do Carandiru - o massacre mais letal na prisão do Brasil, no qual a polícia matou 111 prisioneiros desarmados - se uniram para proteção mútua. O PCC nascente se modelou e declarou uma aliança com o CV, mas rapidamente superou seu irmão mais velho em tamanho e sofisticação.

O diário norte-americano analisa que como os governadores de São Paulo reprimiram o crime de rua no final da década de 1990 e 2000, as taxas de encarceramento aumentaram, aumentando as fileiras do PCC. Funcionários negaram a existência da gangue até 2001, quando o PCC lançou uma "mega-rebelião" com motins sincronizados em 29 prisões. Em 2006, ele foi mais longe, orquestrando tumultos em quase 100 prisões e uma onda simultânea de queimadas de ônibus em toda a cidade e bombardeios que fizeram parar São Paulo por dias. Funcionários do Estado reuniram-se com líderes do PCC, concordando em removê-los do confinamento solitário, e os ataques abruptamente pararam.

Como o sistema eleitoral brasileiro levou o país à crise política

Desde então, o PCC vem se expandindo ativamente, com capítulos ou aliados locais em todos os 27 estados brasileiros. O CV tem jogado sujo, se aliando com gangues locais para ganhar pontos de apoio em estados distantes. Ainda assim, até recentemente, a aliança CV-PCC manteve-se firme; Em alguns lugares eles mesmo impuseram tréguas locais que reduziram significativamente as taxas de homicídio.

Essas gangues são de prisão, gangues de rua, cartéis de drogas ou organizações terroristas?

Tudo acima. Tanto o CV quanto o PCC nasceram na prisão, ambos passaram a controlar o crime de rua, e ambos orquestraram ataques terroristas como os de São Paulo em 2006. O CV monopolizou os mercados de drogas do Rio através da ocupação armada das favelas; Os chefes do CV tornaram-se de fato governantes locais, impondo uma ordem social áspera e muitas vezes fornecendo folhetos aos moradores mais pobres. O PCC adotou uma abordagem menos territorial em relação às drogas, centrando-se na distribuição do grosso. Paradoxalmente, também impôs um "código de conduta criminal" em toda a periferia de São Paulo que proíbe assassinatos não autorizados, contribuindo para uma queda assustadora na taxa de homicídios de São Paulo, finaliza o Washington Post.