ASSINE
search button

Empresas envolvidas na Lava Jato demitem 300 mil funcionários em três anos

Compartilhar

Empresas envolvidas na Lava Jato demitem 300 mil em três anos. São cinco grupos ligados à Operação: Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Engevix, Queiroz Galvão e UTC. O balanço feito pelo Valor Econômico considerou relatórios divulgados pelas companhias e bases de dados do setor. 

A matéria publicada nesta terça-feira (21) diz ainda que como as informações referentes a 2016 estão disponíveis para apenas parte do grupo, o saldo negativo é superior. Andrade, UTC, e Engevix enviaram números atualizados e os dados da Odebrecht foram coletados com fontes do setor.

O jornal comparou os dados com a Associação das Empresas de Serviços de Petróleo, que estima que o setor de óleo e gás, outro que teve grande redução de tamanho desde o início da operação, perdeu 440 mil empregos entre 2013 e 2016. 

Mas a pior do ranking é Andrade Gutierrez, que fechou 144,9 mil dos 251,9 mil postos que mantinha em 2013. A assessoria de imprensa da empresa informou ao Valor que a estimativa para o dado fechado de 2016 é parcial, e que a redução de pessoal entre 20% e 25% na comparação com 2015 inclui desinvestimentos e vendas de ativos feitos pelo grupo no ano passado. 

>> Lava Jato: PF cumpre mandados baseados em delações da Odebrecht