ASSINE
search button

'Gladiadores' poderão voltar a atuar em Roma, decide Justiça

Prefeita tinha vetado atividades dos 'gladiadores' com turistas

Compartilhar

O Tribunal Administrativo Regional (TAR) de Roma suspendeu nesta quinta-feira (27) o veto ao trabalho dos "gladiadores", os homens que atuavam fantasiados como os guerreiros romanos para tirar fotos com turistas, na região do Coliseu.    

Em dezembro do ano passado, a prefeita da capital italiana, Virginia Raggi, assinou um decreto que proibia o trabalho de "pessoas com vestimentas históricas" na cidade, estipulando uma multa de até 400 euros para quem fosse flagrado trabalhando desta maneira.    

"O ato tem como objetivo proteger a segurança urbana e o decoro do patrimônio artístico, histórico e monumental da cidade reconhecido pela Unesco", uma vez que esses profissionais agem "frequentemente com modos inoportunos, insistentes e até agressivos", dizia o decreto assinado pela prefeita.    

No entanto, o TAR acolheu uma ação de um grupo de "gladiadores" romanos e artistas de rua da capital.    

Além disso, o tribunal revogou outra proibição da prefeita, que havia vetado "qualquer atividade semelhante ao transporte público coletivo ou individual" na região do Coliseu. A medida proibia que pequenas "charretes" elétricas levassem turistas para passear nas regiões históricas de Roma.    

Na decisão, o TAR ainda pediu que a Comuna debate o tema para que a "a administração adote uma disciplina orgânica sobre a matéria".