Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

País

Brasil teve mais de 60 mil casos de estupro ao longo de 2017

Jornal do Brasil

O Brasil registrou 60.018 estupros ao longo de 2017. São 164 casos por dia. O número de estupros representa um crescimento de 8,4% em relação a 2016. Este é o primeiro ano que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública captou dados do tipo dos Estados.

Para especialistas do Fórum, os números estão subdimensionados. Isso porque há ainda dificuldade de registro na polícia desse tipo de crime.

Mesmo assim, a quantidade é considerada alarmante. Tal pede implementação de políticas específicas, como treinamento adequado de policiais que atuam em delegacias especializadas em atendimento à mulher.

Eugênia Nogueira Monteiro, delegada da Polícia Civil do Piauí, defendeu o fim da cultura do “não meter a colher”. “No Piauí, a gente mete a colher, sim, e mete a colher de pau”, declarou. À frente de grande parte das mudanças feitas na estrutura estadual para atender as vítimas da violência, Eugênia explicou que cada caso é estudado isoladamente, e com todo cuidado, em detalhes. Segundo a delegada, esse trabalho tem mostrado, por exemplo, que grande parte de crimes como latrocínio e lesões seguidas de morte são, no fim das contas, feminicídios.

Violência doméstica é o tema da 12ª Jornada Lei Maria da Penha, que, nesta quinta-feira (9), teve a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, entre os participantes

>> Brasil bate recorde de mortes violentas em 2017: 63.880

“É um crime exposto, tem o excesso. Não é uma ou três facadas, são 29. É um tiro na genitália da mulher”, afirmou Eugênia, acrescentando que o agressor atua como quem está reagindo à indignação de uma sociedade machista, que não aceita a mulher em seus espaços.De acordo com a delegada, há casos de absolvição de agressores porque toda a perícia foi baseada no momento da morte, ignorando os sinais no local e a história daquela mulher.

Em 2017 foram registrados 221.238 casos de violência doméstica, uma média de 606 por dia. Também houve crescimento no número de mulheres vítimas de homicídio (6,1%), chegando a 4.539.

(Com Agência Brasil e Estado de S. Paulo)



Tags: casos, estupro, feminicidio, forum brasileiro de seguranca publica, violencia

Compartilhe: