ASSINE
search button

Adeus à Rio 2016: Cerimônia de encerramento das Paralimpíadas emociona Maracanã

Compartilhar

Após 11 dias de provas, os Jogos Paralímpicos Rio 2016 chegaram ao fim neste domingo (18), com uma emocionante cerimônia de encerramento no Maracanã. A China terminou em 1º lugar, e o Brasil ficou com o 8º lugar no quadro geral de medalhas.As cantoras Ivete Sangalo, Céu e Gaby Amarantos foram convidadas para animar a plateia na festa, bem como os grupos Nação Zumbi e Batuqueiros do Silêncio, de Pernambuco.

No total, foram distribuídas 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Antes do início da competição, a meta prevista pelo Comitê Paralímpico Brasileiro era de que o Brasil ficasse entre os cinco primeiros colocados. 

Nos Jogos de Londres, em 2012, o país ficou em 7º lugar.Apesar de ter conquistado mais medalhas que nos jogos de Londres, a colocação do Brasil neste ano foi pior, segundo relata a Agência Brasil, porque houve menos medalhas de ouro, que contam mais pontos na classificação.  A modalidade que trouxe mais medalhas para o Brasil foi o atletismo: no total, foram 33 medalhas. 

Já na natação, os atletas brasileiros conquistaram 19 medalhas. A China ficou em primeiro lugar nas Paralimpíadas deste ano, com 239 medalhas: 107 de ouro, 81 de prata e 51 de bronze. Em segundo lugar, a Grã-Bretanha teve 147 medalhas no total, seguida pela Ucrânia, com 117, pelos Estados Unidos, com 115, e pela Austrália, com 81 medalhas.