ASSINE
search button

Paes apresenta nova versão do site Cidade Olímpica a 50 dias dos Jogos

Compartilhar

A 50 dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o prefeito Eduardo Paes apresentou, na manhã desta quinta-feira (16/06), a nova versão do site Cidade Olímpica, que foi reformulado e passa a contar com mais detalhes sobre o dia a dia da cidade durante o maior evento esportivo do planeta. O portal ganhou seções de serviços voltados, exclusivamente, para atender aos cariocas e visitantes como: Mobilidade, Transporte Público, Locais de Competições, Turismo e Utilidade Pública. As informações do novo site estão em três idiomas (português, espanhol e inglês).

Durante a apresentação do novo portal, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Paes enfatizou a importância da população utilizar a ferramenta para planejar o deslocamento pela cidade:

"O site é basicamente para os cariocas e para quem está na cidade, que terá sua vida alterada por um motivo muito especial que são os Jogos Olímpicos. Esse período vai exigir planejamento e organização e o site Cidade Olímpica permite que as pessoas acessem e se programem. O legal das Olimpíadas do Rio é que ela está espalhada na cidade toda e a gente quer que os cariocas saiam de casa. Queremos que os cariocas possam ir aos Lives Sites da Zona Portuária e do Parque Madureira e que possam sentir a experiência olímpica."

No site é possível conferir detalhes sobre como chegar aos locais de competições dos Jogos, com mapas explicativos e várias opções de trajetos para as Arenas Olímpicas. Os moradores e turistas podem consultar as melhores rotas de como chegar aos lugares de competições, sempre priorizando o transporte público e principalmente os novos caminhos da cidade, como os BRTs Transoeste, Transcarioca, Transolímpica, integrados com metrô e trem.

A nova ferramenta olímpica está à disposição não só dos espectadores, como também dos cariocas. Nela o cidadão pode optar entre as informações do espectador com ingresso ou cidadão carioca. A partir daí o visitante pode pegar no calendário o dia que pretende se deslocar e a região que pretende ir, que o site aponta o horário de funcionamento dos transportes públicos disponíveis, as vias que estarão disponíveis ou bloqueadas e traça o melhor caminho.

"Essa é a ferramenta mais importante de orientação não dos espectadores, mas sim do cidadão carioca. É importante fornecermos aplicativos e ferramentas para o espectador que vai precisar chegar no horário da sua competição, mas é fundamental preservar o direito de ir e vir dos cariocas. Esse é o grande ganho desse portal que já está no ar a partir de hoje para o cidadão ir se orientando. É um site bastante didático onde o cidadão pode se orientar pela data, local de competição e prova. E isso vai permitir que ele planeje seu deslocamento sem nenhum tipo de transtorno", explicou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani.

O portal também traz informações sobre o que será feito com as Arenas Olímpicas após os Jogos Rio 2016 e detalha todo o legado que ficará para a cidade. Na praia, na piscinas, nas arenas e nas ruas, as instalações das competições receberão 42 modalidades olímpicas e 23 paralímpicas.

Cariocas e turistas podem testar os conhecimentos sobre a cidade através de uma brincadeira no portal. O quiz com perguntas sobre as mudanças que ocorrem no Rio promete revelar quem sabe tudo sobre o legado olímpico e quem conhece as principais transformações que irão beneficiar quem mora na cidade.

Além das novidades, o site conta com vídeos, fotos e ilustrações que facilitam a navegação e retratam toda a transformação que a Cidade Maravilhosa passou desde que recebeu a notícia que seria sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.