ASSINE
search button

Secretaria de Saúde já vacinou mais de 9 mil meninos contra o HPV

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou, somente durante o mês de janeiro, 9.228 meninos, com faixa etária de 12 a 13 anos. Usada na prevenção do câncer de colo de útero, a vacina é disponibilizada nas unidades de saúde da rede municipal (clínicas da família e centros municipais de saúde). A SMS espera imunizar cerca de oito mil meninos por mês, totalizando mais de 97 mil até o fim de 2017. Para que o esquema vacinal fique completo e a proteção seja total, é necessário receber a segunda dose, que é aplicada seis meses após a primeira.

A vacinação dos meninos tem como objetivo principal a prevenção dos cânceres de pênis, garganta e ânus e das verrugas genitais, diretamente relacionados ao HPV, além de reduzir a transmissão do vírus para as parceiras, colaborando assim com a redução do câncer de colo de útero nas mulheres.

A vacina disponibilizada pela SMS é a quadrivalente, a mesma já oferecida para as meninas, e que protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para aqueles que seguirem corretamente o esquema vacinal. Para os meninos, a imunização começa na faixa etária de 12 a 13 anos e será ampliada gradativamente até 2020, quando estarão incluídos os garotos de 9 até 13 anos.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. Para as meninas, a vacinação contra o vírus - atualmente voltada para as garotas de 9 a 14 anos - começou em 2014, quando foram aplicadas 231.641 doses.